Município de Paredes dá resposta a 96 utentes com a construção de novo Lar na Sobreira

12 Outubro 2023

Esta quinta-feira, 12 de outubro, vai ser assinado o auto de consignação da empreitada de construção da nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da APDIS – Associação para o Desenvolvimento Integral da Sobreira, que irá acolher 96 utentes.

O novo lar representa um investimento superior a 3.542.000,00 euros, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de 3.324.000,00€, com o investimento do Município de Paredes da comparticipação nacional do valor da obra que será realizada ao longo de 24 meses.

A nova estrutura, da APDIS, terá capacidade para 96 pessoas com alojamento para cerca 36 utentes em Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) e 60 em Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).

O Presidente do Município de Paredes, Alexandre Almeida, refere que “esta obra será uma mais-valia para todos, em especial para a população sénior, e contribuirá para o futuro e salvaguarda do bem-estar e da qualidade de vida dos nossos idosos. Este investimento da Câmara Municipal de Paredes na construção do novo Lar, na Sobreira, está, uma vez mais, alinhado com as necessidades de resposta social do concelho".

Recentemente, foram lançadas as obras do novo do lar em Sobrosa (para 68 utentes) e Bitarães (Paredes), a Casa do Povo de Bitarães terá um lar residencial para 36 idosos, com serviço de apoio domiciliário para 40 utentes.

Avançou, ainda, a empreitada do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário da Associação para o Desenvolvimento de Vilela destinado a acolher 40 utentes em "centro de dia" e 30 utentes em apoio domiciliário.

Os novos equipamentos sociais em Sobrosa, Sobreira, Bitarães e Vilela representam um investimento superior a 9 milhões de euros que vão criar resposta para 310 utentes, no concelho de Paredes.