Casa da Cultura e Biblioteca de Paredes 'abraçam' centenário do poeta Eugénio de Andrade

Casa da Cultura e Biblioteca de Paredes "abraçam" centenário do poeta Eugénio de Andrade
31 Outubro 2023

Documentos inéditos integram a exposição "Abraço a Eugénio", no âmbito da celebração dos 100 anos do poeta Eugénio de Andrade, que o Município de Paredes está a promover e que terá lugar na Biblioteca Municipal de Paredes e na Casa da Cultura.

Com curadoria de Agostinho Santos, a mostra reúne um conjunto de pinturas, desenhos, esculturas e documentos inéditos e será inaugurada esta sexta-feira, dia 3 de novembro, pela Vereadora da Cultura do Município de Paredes, Beatriz Meireles. A exposição fica patente na Biblioteca de Paredes até 29 de dezembro. As exposições na Casa da Cultura estreiam dia 5 de novembro e ficam disponíveis para visita do público até 3 de dezembro.

De sublinhar que o espólio dos documentos inéditos do poeta Eugénio de Andrade é composto por cartas manuscritas, postais e desenhos que estarão à disposição dos visitantes na Biblioteca Municipal de Paredes. As peças documentais foram gentilmente cedidas por Resende Barbosa.

O lote de artistas convidados integra nomes como: Acácio Carvalho, AdiasMachado, Agostinho Santos, Alexandre Rola, A.Mouratto, Ana Romero, António Pinto, Avelino Rocha, Augusta Albuquerque, Cabral Pinto, Carmo Diogo, Catarina Vaz, Celeste Ferreira, Céu Costa, Cipriano Oquiniame, Clara Borges, Cláudia Matoos, Eduarda Castro, Emília Pedro, Felícia, Fernanda Araújo, Fernando Barros, Filomena Nogueira, Filomena Silva Campos, Gérard Morla, Gonçalo Alves, Hermínia Cândido, Isabel Babo, Isabel Correia, João Mota, Jorge Braga, Júlia Lima, Júlia Pintão, Júlio Costa, Luísa Prior, Luísa Santos, Maria João Robalo, Maria Rosas, Mariana Mizarela, Nádia Dias T., Nazaré Álvares, Paula Bertotti, Raul Valverde, Rui Costa.

Biografia de Eugénio de Andrade

Eugénio de Andrade (1923-2005) foi um dos maiores poetas portugueses contemporâneos. Recebeu o Prêmio Camões, em 2001.

Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Frontinhas Neto, nasceu no dia 19 de janeiro de 1923, em Póvoa de Atalaia, aldeia da Beira Baixa.

O poeta começou a escrever seus primeiros versos, em 1936. Poemas que deu a conhecer em 1938 ao poeta António Bolto. Publicou obras em várias línguas. Em 1939 edita o seu primeiro poema “Narciso” com o nome “Eugénio de Andrade”.

A par da literatura exerceu, durante 35 anos, a função de inspetor administrativo do Ministério da Saúde. Publicou o livro “As Mãos e os Frutos”, em 1948, obra muita aclamada pelos críticos literários. Em 1950 mudou-se para a cidade do Porto.Eugénio de Andrade publicou mais de vinte livros de poesia, obras em prosa, antologia, livro infantil e traduziu para português os livros do poeta Frederico Garcia Lorca, José Luís Borges e René Char.

Inaugurações:

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PAREDES