Aprovado Orçamento Municipal de Paredes de 91.065.464 euros para 2024

18 Dezembro 2023

A Assembleia Municipal de Paredes reunida este sábado, 16 de dezembro, aprovou o Orçamento da Câmara no valor de 91.065.464 de euros. Destes, 56.802.499€ são

despesas correntes e 34.262.965€ são investimentos.

O orçamento municipal para 2024 foi aprovado por maioria PS com 33 votos a favor, 8 contra e 2 abstenções. Para Alexandre Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Paredes, este é "um orçamento de continuidade, de investimento e aposta forte na ação social".

Segundo o autarca, o Orçamento do Município para 2024 “prevê, uma vez mais, um valor muito grande de investimento em curso e de novos investimentos”.

Alexandre Almeida acrescentou, ainda, que “não está prevista a realização de novos financiamentos, o que significa que os novos investimentos a realizar serão quase na sua íntegra objeto de financiamento comunitário, seja no âmbito do PRR- Plano de Recuperação e Resiliência, seja no âmbito do novo quadro comunitário de apoio Portugal 2030, que esperamos que esteja operacional no primeiro semestre de 2024”.

O Presidente do Município de Paredes, Alexandre Almeida, sublinha que o “Orçamento para 2024 volta a ser um Orçamento de continuidade dos investimentos por todas as freguesias, através de delegação de competências, e com grandes preocupações sociais e manutenção da carga fiscal no mínimo".

Em 2024, destacam-se os investimentos em novas Habitações Sociais e Habitações a Rendas Acessíveis que estarão no terreno. As 4 novas Creches lançadas pelas IPSS com o apoio municipal estarão concluídas e todos os ERPIS, Centros de Dia e Apoio ao domicílio lançados também pelas IPSS com o apoio da autarquia estarão em construção.

Um novo apoio social será a Isenção de IMT para jovens até aos 35 anos que comprem habitação própria até 200.000€, ou isenção de taxas de construção para quem opte pela construção.

A autarquia de Paredes irá manter, uma vez mais, a taxa mínima de IMI para 2024 de 0,3%, tanto para os particulares como para as empresas. E volta a conceder reduções no IMI para famílias com filhos. 70€ para quem tiver 2 filhos e 140€ para quem tiver 3 ou mais filhos.

Mantém-se a isenção de Derrama para as Micro e Pequenas empresas com faturação até 150.000,00 Euros.

No domínio da educação, irão avançar os investimentos de Reabilitação das Escolas Básica e Secundária de Vilela, da Escola Básica e Secundária da Sobreira, Escola

Secundária Daniel Faria em Baltar e de Paredes.