Gonçalo M. Tavares estreia documentário sobre “artes em madeira” de Paredes

08 Janeiro 2024

Escritor é o convidado do Café Literário e promove ainda dias 11 e 12 de janeiro jogos e dinâmicas de criatividade.

Esta quinta-feira, 11 de janeiro, a Biblioteca Municipal de Paredes recebe a estreia do documentário “As Mãos Trabalham. Paredes, Tradições e Ofícios” com curadoria e textos do escritor Gonçalo M. Tavares. A exibição do filme documental tem início às 22h30 com a presença do autor.

“As Mãos Trabalham. Paredes, Tradições e Ofícios” centra-se num conjunto de pessoas que vão partilhar a sua história, os conhecimentos, o saber fazer e as vivências sobre as "artes em madeira" no território de Paredes.

Realizado por Lucas Tavares, a partir de um processo de recolha etnográfica de Gonçalo M. Tavares, o trabalho pretende mostrar conhecimentos e marcos de figuras, espaços, culturas e tradições características do território paredense, nomeadamente, nas artes em madeira, com destaque para os marceneiros, as carreteiras, os artesãos, entalhadores, escultores e empresas do mobiliário.

O documentário, promovido pelo Município de Paredes, foi realizado no âmbito da Plataforma Participativa “Cultura, Cidadania e Inclusão”, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Antes da exibição do documentário, às 21h30, na Biblioteca Municipal, o autor Gonçalo M. Tavares é também o convidado do primeiro Café Literário de 2024 para uma conversa com a Vereadora da Cultura, Beatriz Meireles, sobre o seu percurso literário.

O escritor dinamiza, ainda, a atividade “Jogos, dinâmicas de Grupo e Criatividade” a partir do seu livro "O Senhor Brecht e O Sucesso" nos dias 11 e 12 de janeiro, entre as 15h00 e as 18h00, e as 14h00 e as 17h00, respetivamente. As atividades decorrem na Biblioteca de Paredes para todo o público com entrada livre.

Gonçalo M. Tavares, poeta e romancista, dedicou-se à escrita em 2001. Publicou diversos livros de diferentes géneros literários e as suas obras já foram traduzidas em mais de 50 países.

O escritor já recebeu diversas distinções em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente, o Prémio José Saramago, o Prémio LER/Millennium BCP, o Prémio Branquinho da Fonseca, o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores “Camilo Castelo Branco”, o Prix du Meuilleur Livre Étranger 2010 (França), o Prémio Portugal Telecom 2007 e 2011 (Brasil), o Prémio Internazionale Trieste 2008 (Itália), o Prémio Belgrado 2009 (Sérvia), o Grand Prix Littéraire du Web – Culture 2010 (França), o Prix Littéraire Européen 2011 (França) e o Grande Prémio de Romance e Novela APE 2011.

Ao longo dos últimos anos, os livros de Gonçalo M. Tavares deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, dança, peças radiofónicas, curtas-metragens, objetos de artes plásticas, vídeos de arte, ópera, performances, projetos de arquitetura, entre outros.

cartaz_apresentação documentário