Paredes celebra 50 anos do 25 de Abril no novo Centro Cultural

21 Março 2024

Programação diversificada e em diversos locais da cidade de 5 de abril a 5 de maio.

O Município de Paredes celebra os 50 anos do 25 de Abril com uma programação para toda a comunidade, que inclui diversas iniciativas culturais que vão passar pela Biblioteca, Casa da Cultura e pelo novo Centro Cultural. O programa comemorativo de "Abril" tem início dia 5 de abril e prolonga-se até 5 de maio.

Paredes irá dispor de um novo Centro Cultural com auditório com capacidade para 500 lugares sentados e centro de congressos polivalente que permite acolher espetáculos e concertos com 2 500 de pé, e que resulta da transformação do antigo edifício da Adega Cooperativa em atrativo pólo cultural e espaço de exposições e congressos da região, que irá ser estreado durante o mês de abril, com uma programação cultural diversificada para festejar a liberdade do 25 de Abril.

"Pensamos num programa cultural diversificado para celebrar os 50 anos da conquista da liberdade, e aproveitar esta data emblemática para estrear o auditório principal do Centro Cultural", revela o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida.

Este ano, para comemorar o 25 de Abril, o município de Paredes criou um conjunto de atividades de entrada livre, que vão chegar a diversos locais da cidade. Estão já agendadas várias exposições, apresentação de livros, um documentário e concertos, entre outras iniciativas.

PROGRAMA 25 DE ABRIL:

5 de abril – 21h30

Biblioteca Municipal de Paredes

Café Literário com Maria João Castro, que antecede a inauguração da Exposição “A Casa dos Livros Proibidos”, com curadoria de Paulo Jorge Teixeira e Sandra Melo, da Cooperativa do Povo Portuense.

5 de abril a 5 de maio

Biblioteca Municipal de Paredes

Exposição “A Casa dos Livros Proibidos” 5 de maio às 17h00 – Encerramento Conferência Cooperativismo de Paredes

6 de abril a 5 de maio

Casa da Cultura de Paredes

6 de abril – 17h00 – Inauguração da Exposição Coletiva “50 Anos: Itinerário da Liberdade” com curadoria de Agostinho Santos. Com a presença do grupo masculino Cantares de Paredes.

25 de abril – 17h00 – Apresentação do Livro de Artista de Agostinho Santos e apontamento musical.

24 de abril – 21h30

Casa da Cultura de Paredes

Apresentação do Livro 25 de abril, 50 anos, 50 textos.

Centro Cultural de Paredes

9h30 – Inauguração do mural coletivo Celebrar abril – 50 anos. Cooperativa Árvore. Artistas: José Emídio, Alberto Péssimo, Acácio Carvalho, Susana Bravo. Alunos de Artes do Concelho.

10h00 – Sessão Evocativa do 25 de abril

12h00 – Concerto Acordai!

26 de abril – 21h30

Espetáculo Artístico

Grupos de Teatro do Concelho

Conservatório de Música de Paredes

Conservatório de Dança do Vale do Sousa

27 de abril – 21h30

Concerto Cantar Abril

José Manuel David (piano e voz), Ruben Portinha (guitarra e baixo), Vasco Sousa (viola baixo), André Correia (bateria e percussões). Bandas Filarmónicas do Concelho.

1 de maio – 16h00

Centro Cultural de Paredes

Documentário 50 anos, 50 minutos.

3 de maio – 21h30

Centro Cultural de Paredes

6º Aniversário do Café Literário, com apresentação da 6º edição da Revista Cultural Orpheu Paredes (especial 25 de abril). Apontamento musical e declamação de poesia por parte dos Amigos da Cultura.

Consulte aqui: programação