Inauguradas Praça São Miguel de Gandra e Praça Alberto Pereira Monteiro na Cidade de Gandra

Inauguracao_Pracas_Gandra1
Inauguracao_Pracas_Gandra4
Inauguracao_Pracas_Gandra2
Inauguracao_Pracas_Gandra3
Inauguracao_Pracas_Gandra5
Inauguracao_Pracas_Gandra6
Inauguracao_Pracas_Gandra7
25 Setembro 2017

Uma nova centralidade em Gandra

A Câmara Municipal de Paredes inaugurou, este sábado, 23 de setembro, duas praças na Cidade de Gandra, Praça São Miguel de Gandra e a Praça Alberto Pereira Monteiro.

As cerimónias iniciaram-se com a inauguração da Praça São de Miguel de Gandra, após a benção do espaço, seguiram-se os discursos Protocolares. Vigário Mário João Soares agradeceu o empenho de todos as entidades envolvidas para a concepção da Praça, “Esta Praça é fruto da vontade de todos, que seja um ponto de encontro para a nossa comunidade.”

“Sem desmerecer muitos outros que contribuíram para que esta obra nascesse, estas três pessoas merecem este elogio e reconhecimento público. O Senhor Presidente da Câmara teve a visão estratégica de perceber que esta obra era necessária, precisávamos de um centro cívico que não o tínhamos e era o momento propício para o fazer. O padre Mário João que acolheu a ideia com satisfação e alegria e colaborou ativamente no decurso das obras e o Dr. Manuel Fernando Rocha que recebeu a ideia com entusiasmo e com empenho que nos tem habituado.” salientou Paulo Ranito, Presidente da Junta de Freguesia de Gandra.

A Praça São Miguel de Gandra confere à Cidade uma nova centralidade.

“Tenho de agradecer ao Presidente da Câmara por ter autorizado esta obra. Esta praça foi projetada em articulação com a Paróquia. A cedência do terreno por parte da Paróquia para a requalificação do troço da Avenida Padre Luis Pinto Carneiro e para a construção desta lindíssima praça foi crucial para a concretização deste tão complexo processo. Concluída esta grande obra, esta é uma Praça de todos e para todos. Um obrigado especial a todos os que participaram direta e indiretamente nesta obra, nomeadamente os presidentes Celso Ferreira e Paulo Ranito e os padres Mario João Soares e Felisberto Vilinga.” Concluiu Manuel Fernando Rocha, vereador responsável pelas Obras Municipais.

Após toda a conceptualização e planificação, esta nova centralidade começou a ganhar forma com a requalificação exterior da Igreja Matriz, seguindo-se a construção do Centro Escolar de Gandra/Astromil e terminando com o alargamento e requalificação da Avenida Padre Luís Carneiro e consequente construção da Praça São Miguel de Gandra.

“Quero partilhar convosco a alegria que sinto quando entregamos uma obra à Comunidade. Ver o vosso sorriso, demonstra que fizemos bem. Foi um processo difícil e moroso para chegarmos ao dia de hoje. Fazia falta a uma cidade como Gandra que não tivesse um jardim, um espaço para as crianças, um espaço de reunião e convívio. Termino com um reconhecimento a duas pessoas que são dignos representantes da Cidade de Gandra, Manuel Fernando Rocha e o Paulo Ranito.” afirmou Celso Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

Seguidamente, à inauguração da Praça São Miguel de Gandra, a câmara Municipal procedeu à inauguração da Praça Alberto Pereira Monteiro no lugar de Vilarinho de Cima.

Numa cerimónia que prestou homenagem póstuma a um antigo Presidente de Junta da Freguesia de Gandra, Paulo Monteiro, filho do homenageado agradeceu a homenagem “agradeço a homenagem prestada ao meu pai, e agradecer também à Câmara Municipal pelo que têm feito pela Cidade da Gandra.”

“É uma homenagem justa e demonstra que a Junta de Freguesia não olha às cores partidárias. Foi um homem bom e quero dar aqui os parabéns aos filhos pelo Pai que tiveram. Esta obra resulta de um projeto da Junta de Freguesia e é um bom exemplo da simbiose que existe Junta de Freguesia de Gandra, presidida pelo Paulo Ranito e a Câmara Municipal. Termino com a promessa que no futuro iremos colocar um parque infantil, bancos de jardim e bebedouros para tornar esta Praça ainda mais acolhedora.” afirmou Manuel Fernando Rocha.

“Alberto Pereira Monteiro, no seu tempo, fez o que melhor soube e pôde, e fez muito. Desta forma, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal fazem justiça, independente da cor partidária, a quem fez e teve um trabalho meritório, neste caso à frente de uma Junta de Freguesia.” referiu Celso Ferreira.