José Macedo atleta Paralímpico venceu em Paredes a primeira volta do Campeonato Nacional de Boccia

14 Janeiro 2018

O Pavilhão Rota dos Móveis recebeu este fim de semana a primeira volta do Campeonato Nacional de Boccia 2018, zona Norte, na categoria de individuais classe BC3. Em prova estiveram mais de 40 atletas de 11 clubes.

O medalhado Paralímpico José Macedo, atleta do Braga, foi o primeiro classificado na 1ª Divisão, acompanhado dos seus colegas Mário Peixoto e José Gonçalves, também atletas do Sporting Clube de Braga, que subiram ao pódio no segundo e terceiro lugar respetivamente.

Na 2ª Divisão o primeiro no ranking foi Daniel Oliveira, do Movimento Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual da Póvoa de Varzim, o segundo lugar foi conquistado por Raquel Teixeira, do Centro Treino Boccia Município de Oliveira de Azeméis, e em terceiro classificou-se Alice Moreira, atleta do Futebol Clube do Porto.

O Campeonato Nacional de Boccia foi organizado pela PCAND (Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto) e contou com a colaboração da Câmara Municipal de Paredes. A entrega de prémios esteve a cargo do presidente da autarquia, Alexandre Almeida, e do vereador do Desporto, Paulo Silva.

O Boccia é uma modalidade Paralímpica desde 1984, sendo o desporto principal para atletas portadores de paralisia cerebral. De referir que a classe BC3 corresponde a jogadores com características funcionais mais limitadas que usam dispositivos auxiliares como calhas e capacetes com ponteiros para o lançamento das bolas e são auxiliados sempre por um acompanhante que deve manter-se de costas para a área de jogo.

Resultados da 1ª Divisão:

José Macedo – Sporting Clube de Braga

Mário Peixoto – Sporting Clube de Braga

José Gonçalves – Sporting Clube de Braga

Resultados da 2ª Divisão:

Daniel Oliveira – Movimento Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído intelectual - Póvoa Varzim

Raquel Teixeira – Centro Treino Boccia Municipio de Oliveira de Azeméis

Alice Moreira – Futebol Clube do Porto