Município de Paredes apoia diversas iniciativas para a 'Consciencialização do Autismo'

Município de Paredes apoia diversas iniciativas para a "Consciencialização do Autismo"
180410_Paredes_AR_
02 Abril 2018

Neste Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, 2 de abril, o Município de Paredes associou-se a vária iniciativas que este mês e no próximo vão ter lugar no concelho, nomeadamente uma caminhada de angariação de fundos para as duas unidades de Autismo do Agrupamento de Escolas de Vilela, uma palestra que decorrerá na Escola Secundária de Paredes e um workshop de dois dias previsto para o auditório do CTIMM, em Lordelo.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Paredes, através de acordo de cooperação estabelecido com a Junta de Freguesia de Rebordosa, atribuiu, em fevereiro deste ano, o apoio financeiro no valor de 600 euros mensais para o transporte dos 17 alunos com necessidades educativas especiais da Escola Básica nº 1, e da Escola Básica e Secundária de Rebordosa para a prática de aulas de hipoterapia.

O Município de Paredes, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Vilela, o Instituto de Desenvolvimento e a Cespu, promove no próximo domingo, 8 de abril, pelas 09h30, uma caminhada alusiva à "Consciencialização do Autismo".

A caminhada insere-se na programação da Feira da Saúde e Bem-Estar, com início e término no Pavilhão Municipal de Paredes e percorrerá as principais ruas da cidade.

O valor da inscrição reverte para as duas unidades de Autismo do Agrupamento de Escolas de Vilela, sendo 3 euros, valor individual, ou 2 euros por pessoa para grupos de 3 ou mais elementos. As inscrições poderão ser realizadas na Câmara Municipal, nas Piscinas Municipais, no Pavilhão Rota dos Móveis e no Agrupamento de Escolas de Vilela. Também são aceites inscrições no próprio dia da caminhada.

Para o próximo dia 10 de abril, pelas 18 horas, no Auditório da Escola Secundária de Paredes, está prevista a palestra "Entender Autismo”, no âmbito do projeto “Autismo Rocks!” da Associação Vencer Autismo e que conta com o apoio da autarquia. A sessão é gratuita e aberta ao público.

Nos dias 11 e 12 de maio, também em parceria com a Associação Vencer Autismo e a Câmara de Paredes, decorrerá um Workshop gratuito, no auditório do CTIMM, em Lordelo, com acesso a mentoria até julho de 2020 para as pessoas que acompanham crianças/jovens com Perturbações do Espetro do Autismo.

Refira-se que o projeto “Autismo Rocks!” foi lançado pela Associação Vencer Autismo e é apoiado pela Portugal Inovação Social. O projeto será para implementar nos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, com o objetivo de capacitar a comunidade em geral para a compreensão e aceitação das características próprias do autismo.

Através de eventos como palestras e workshops, que promovem a partilha de técnicas e estratégias específicas entre todos aqueles que contactam direta e indiretamente com crianças com Perturbações do Espetro do Autismo, espera-se que os participantes apreendam as ferramentas que lhes permitam contribuir para o máximo desenvolvimento do potencial da criança/jovem com este diagnóstico.

O projeto, desenvolvido nos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, tem como objetivo levar pelo menos uma palestra, um workshop de dois dias, e mentoria durante 3 anos aos habitantes de cada um dos municípios.

As inscrições na palestra e nos workshops poderão ser efetuadas em https://goo.gl/baBDEp

Facebook: https://www.facebook.com/events/1544015879043007

site: http://vencerautismo.org/evento/ar-paredes