Concurso de culinária “Sabores e Saberes” reúne talentos de duas gerações na Casa da Cultura de 7 a 9 de abril

sabores_e_saberes__2_
03 Abril 2018

O pelouro de Ação Social do Município de Paredes, consciente da importância de criar momentos de promoção do envelhecimento ativo da população sénior, vai promover de 7 a 9 de abril, na Casa da Cultura, o evento "Sabores e Saberes", uma iniciativa que visa juntar duas gerações, como forma de partilha de saberes e sabores e fomentar as relações intergeracionais.

O “Sabores e Saberes” vai unir jovens e seniores para, em conjunto, apresentarem algo que os identifique e funcione como uma oportunidade de terem um objetivo comum. Neste caso, a ação inclui um concurso onde o saber de uma tradição e o sabor de um bom doce feito pelos avós são postos à prova.

Refira-se que cada Junta de Freguesia designou um par sénior (mais de 60 anos) e jovem (mais de 12 e menos de 25) para participar no concurso Sabores e Saberes – Mostra Municipal Intergeracional.

Este concurso passa pela apresentação e confeção de uma receita doce, que deverá ser antecipadamente preparada pelo par e apresentada ao público e ao júri no dia da realização do evento.

Deverá trazer o doce da receita candidata previamente feito e preparar uma outra no local, a fim de ser observada a sua elaboração e interação do par candidato.

Haverá lugar a um júri que apreciará o trabalho do par candidato e elegerá o vencedor, que vai representar o concelho de Paredes no Concurso Metropolitano Intergeracional, que se realizará a 9 de abril, em Paredes, sendo que serão, igualmente, escolhidos o 2º e 3º classificados.

Dia 7 de abril - 14h às 19h - Mostra Municipal Intergeracional

- Sabores - Concurso Culinário – Receitas Doces (Freguesias de A a L inclusive);

Dia 8 de abril - 14h às 19h - Mostra Municipal Intergeracional

- Sabores - Concurso Culinário – Receitas Doces (Freguesias de P a V) + 6 localidades da Freguesia de Paredes;

Dia 9 de abril - 10h às 18h – Concurso Metropolitano Intergeracional, no qual participam os 17 municípios da Área Metropolitana do Porto.