Tribunal de Contas chumbou a compra do Complexo Desportivo das Laranjeiras

06 Abril 2018

A Câmara Municipal de Paredes recebeu do Tribunal de Contas a notificação de veto à aquisição do Complexo Desportivo das Laranjeiras pela autarquia.

O Tribunal de Contas fundamenta a decisão de chumbar o visto à compra do Complexo das Laranjeiras, alegando que “o Município violou a lei das Finanças Locais”. Esta é mais uma evidência da “má herança deixada pelo anterior executivo PSD”, salienta Alexandre Almeida.

O Presidente do Município, Alexandre Almeida, “está já à procura de alternativas para adquirir espaço e garantir que município não vai perder o sinal de 300 mil euros já dado, pelo anterior Executivo”, assegura o autarca.

Segundo Alexandre Almeida, o Executivo anterior da Câmara de Paredes “nunca poderia ter avançado para a compra do Complexo das Laranjeiras, orçada em 1,58 milhões de euros, nem ter dado o sinal de 300 mil euros sem o visto prévio do Tribunal de Contas, tendo ainda sido violada a Lei dos Compromissos”, afirma Alexandre Almeida.

“A autarquia vai reclamar desta decisão e tentar obter mais uma vez o visto. Caso não seja concedido, terá de encontrar uma solução alternativa para a aquisição da antiga zona desportiva da cidade”, salientou Alexandre Almeida, considerando que este equipamento "é fundamental para o concelho”.

Refira-se que a autarquia, na altura da aquisição, avançou com um sinal de 300 mil euros e ficou de pagar o restante valor, de 1,28 milhões de euros, que continuava por pagar liquidar no final de 2017, quando a Câmara aprovou a escritura de compra e venda dos prédios que integram a antiga zona desportiva do Complexo Desportivo das Laranjeiras, que inclui o estádio, o pavilhão gimnodesportivo e terrenos adjacentes, que foi adquirido em hasta pública pelo município em Janeiro de 2017. O complexo foi vendido à empresa Guedol Engenharia SA, em 2008, por 8,5 milhões de euros, para aí ser construído um centro comercial.