Paredes assinalou dia mundial da atividade física com elite do atletismo e iniciativas para os munícipes

06 Abril 2018

O Município de Paredes assinalou o Dia Mundial da Atividade Física com a realização de um conjunto de atividades gratuitas dirigidas a toda a população.

O Pavilhão Municipal de Paredes foi um dos palcos escolhidos para comemorar a efeméride. Acolheu atletas de elite do atletismo e trail, que estiveram à conversa com jovens atletas, com o presidente da autarquia, Alexandre Almeida, “aspirante a atleta e praticante de ciclismo” e o vereador do Desporto e Juventude, Paulo Silva.

O autarca mostrou-se satisfeito por receber no concelho vários atletas de elite, como é o exemplo de Bruno Coelho e enalteceu a aposta do município no Desporto.

Alexandre Almeida prometeu reuniões de trabalho com as associações, com o objetivo de se encontrarem em conjunto as melhores soluções, para dar resposta às aspirações e necessidades dos atletas.

O autarca exemplificou com os balneários existentes no Parque da Cidade de Paredes, que garante, “vão ser reabilitados, de modo a que possam ter cacifes e condições para que os interessados possam trocar de roupa ou tomar banho no final dos treinos”.

O vereador do Desporto, Paulo Silva, avançou que estão a ser acertados pormenores com a respetiva Federação, “para que Paredes integre a nível nacional o Programa de marcha/corrida e possa vir a ter em breve um centro para o efeito”.

Amante dos trilhos, Bruno Coelho, assegurou que “o concelho tem boas condições para se treinar para qualquer prova de trilhos e para se perder horas para preparar provas dos 20 aos 100 km”. O atleta paredense participa a 12 de maio, no Campeonato do Mundo de Trails.

Cuidado com os suplementos, ter uma alimentação equilibrada e garantia de sucesso ao conciliar a vida profissional, escolar e desportiva é a grande mensagem deixada aos mais jovens, que no final do encontro realizaram um pequeno treino pelas ruas da cidade de Paredes.

À margem do dia em que se assinalou a atividade física, os seniores foram presenteados com aulas de ginástica e a restante população com banhos livres nas piscinas municipais.

ATLETAS PRESENTES

Bruno Coelho, atleta da Seleção Nacional de Trail e do clube Bifase Trail Team; Paulo Barbosa, campeão da zona norte de corta-mato 2018 (Maia Atlético Club); Carlos Rodrigues (Maia Atlético Club), Carla Salomé Rocha, atleta olímpica (Sporting Club de Portugal); Diana Almeida, venceu o Campeonato Nacional de Estrada, tendo ficado classificada em 20.º lugar (Sporting Clube de Portugal), Rúben Sousa, campeão nacional júnior de corta-mato 2018 (Sporting Clube de Portugal) e Catarina Ribeiro (Sporting Club de Portugal).