Autarquia realizou debate sobre a prevenção da violência no namoro

23 Maio 2018

A Câmara Municipal de Paredes, em parceria com o Núcleo da Justiça do Instituto do Desenvolvimento e a Associação Paredes pela Inclusão Social, promoveu ontem, 22 de maio, o simpósio “Prevenção da violência no namoro”, numa sessão realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Do programa desta sessão destaca-se a presença do Professor Doutor José Pinto da Costa que veio falar dos “Fatores de Risco ao Impacto na Vítima”.

Segundo o vereador da Educação, Paulo Silva, "trata-se do culminar de um trabalho de prevenção da violência no namoro que a Câmara Municipal de Paredes tem desenvolvido em parceria com outras entidades e que envolveu cerca de três mil alunos das turmas de 3.º ciclo das escolas do concelho, através do projeto NAMORAR É BOM, BOM!".

Recorde-se que este projeto consistiu em três momentos diferentes. Durante o segundo período letivo realizou-se um workshop por cada escola com 3.º ciclo do concelho de Paredes, dinamizado pelos mediadores da Associação Paredes pela Inclusão Social. Os mesmos alunos participaram no evento “Amar-te e Respeitar-te”, que teve lugar na Escola EB2/3 da Sobreira e que contou com a apresentação do livro e performance musical de Jimmy P. Como forma de finalizar este projeto, os delegados e/ou sub-delegados de turma promoveram sessões temáticas com uma apresentação disponibilizada pela APPIS e enriquecida com o seu cunho pessoal.

Tendo em conta a relevância desta temática, será agora aprofundada com o testemunho, a perspetiva e a experiência de outras entidades que trabalham no terreno.