Paredes adere à Rede Regional do Norte de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos

trafico1__2_
trafico1__3_
trafico1__4_
trafico1__1_
30 Maio 2018

O Município de Paredes acaba de aderir à Rede Regional do Norte de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, mediante assinatura de protocolo de cooperação, que decorreu esta terça-feira, 29 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Para o vereador da Educação da autarquia de Paredes, Paulo Silva, “as questões relacionadas com a cidadania são primordiais”.

“Queremos alertar e sensibilizar as escolas e os alunos para as temáticas da cidadania e evitar que estes problemas aconteçam”, acrescentou o vereador.

A Coordenadora do Centro de Acolhimento e Proteção a Mulheres Vítimas de Tráfico de Seres Humanos e seus Filhos Menores – Associação para o Planeamento da Família, Marta Pereira, assegura que “as autarquias têm papel preponderante de sinalização, assistência a vítimas de tráfico de seres humanos”.

Esclarece que a proposta de parceria e integração na rede visa “chegar a mais vítimas de tráfico e fazer a diferença na vida das pessoas”.

Refira-se que este acordo tem como principal objeto a constituição de uma rede de cooperação e de partilha de informação, com atuação na região norte, tendo como finalidade a prevenção, proteção e reintegração das vítimas de tráfico de seres humanos.

Esta rede é composta por entidades governamentais e não governamentais da região norte ou pelas delegações norte das mesmas entidades.

O protocolo tem como propósitos, designadamente, disponibilizar uma resposta de intervenção em rede que integre as componentes de combate ao tráfico de seres humanos e de apoio às suas vítimas, no âmbito territorial norte do país, articular diretamente com a Rede Nacional de Apoio e Proteção, adotando os devidos instrumentos para a sinalização e encaminhamento das vítimas, prestar apoio especializado e multidisciplinar e prevenir situações de revitimação, promovendo as capacidades e competências das vítimas.