Sessão de informação sobre o programa “Europa para os Cidadãos” realiza-se dia 6 de junho no Município de Paredes

2018_04_10-12_EU_CAN_Paredes_-_0121_1_1280_720
04 Junho 2018

O Município de Paredes e o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Ponto de Contacto Nacional programa “Europa para os Cidadãos 2014-2020” promovem na próxima quarta-feira, 6 de junho, a partir das 14h30, uma sessão de informação sobre o referido programa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Paredes.

A sessão tem como objetivo prestar esclarecimentos sobre o este programa comunitário vocacionada para a cidadania ativa, na expetativa de motivar a candidatura de mais e melhores projetos nacionais, bem como a apresentação do projeto europeu denominado EU CAN – European Counter and Alternatives Narratives Network, financiado e integrado no programa "Europa para os cidadãos", vertente "compromisso democrático e participação cívica", medida Redes de cidades (2017) e cujo coordenador é o Município de Paredes. Refira-se que o Projeto EU CAN foi apresentado na autarquia paredense em abril deste ano.

A oportunidade servirá para o Município de Paredes apresentar o projeto que está a coordenar, vocacionado para a Europa dos cidadãos – o EU CAN – European Counter and Alternatives Narratives Network, integrado no programa "Europa para os cidadãos" - "participação democrática e participação cívica".

Com este projeto, iniciado em janeiro e que se prevê terminar em dezembro de 2019, pretende-se envolver municípios e organizações locais, associações de direitos humanos, peritos e ONG’s, com o objetivo de promover a cidadania europeia e melhorar as condições para uma participação cívica e democrática a nível da União Europeia, de modo a promover a história e os valores comuns da Europa.

Recorde-se que o projeto EU CAN enquadra-se no âmbito das candidaturas ao "Programa Europa dos Cidadãos – Promoção da participação cívica e do envolvimento democrático – Medida: Conexão de cidades" – uma candidatura financiada com 150 mil euros, por fundos europeus, que serão distribuídos pelos parceiros de acordo com as atividades que cada um irá desenvolver.

Trata-se de uma linha de financiamento que a União Europeia disponibiliza às cidades para o intercâmbio de boas práticas e inovações no setor.

Parceiros

Portugal: Município de Paredes (Entidade Promota), Associação Paredes pela Inclusão Social (APPIS)

Bulgária: Associação Walktogether

Roménia: Associação Monomyths