50 jovens de Paredes em ação no Voluntariado Jovem para a Natureza e Floresta

23 Julho 2018

No âmbito do programa "Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas" lançado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) realizou-se esta segunda-feira, 23 de julho de 2018, uma visita aos cerca de 50 jovens do concelho de Paredes que participam nesta ação. A visita do diretor do IPDJ - Porto, Vitor Dias, foi acompanhada pelo Vereador do Pelouro da Juventude, Paulo Silva, ambos aproveitaram a ocasião, em Parada de Todeia, para procederem à entrega de algum material, nomeadamente, luvas, cantis e t-shirts.

O "Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas" é um programa de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas. Pretende-se, por via desta iniciativa, sensibilizar as populações, prevenir contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, monitorizar e recuperar territórios afetados. Os jovens voluntários recebem um incentivo diário de 10 euros. A duração deste voluntariado é de quinze dias.

Cerca de meia centena de jovens de Paredes já se associaram à iniciativa que, de acordo com o Vereador Paulo Silva, "permite que, por um lado, os jovens tenham uma ocupação no período de férias e, por outro lado, reconhecido o trabalho no terreno, procurando sensibilizar a população para a problemática dos incêndios florestais, realidade muito sentida no ano transato no nosso país".

Os jovens que pretendam associar-se ao programa "Voluntariado para a Natureza e Florestas" poderão fazer a sua inscrição através do link https://programas.juventude.gov.pt/florestas.