Câmara de Paredes dinamiza a integração social de crianças desfavorecidas com oficinas artísticas

27 Agosto 2018

O projeto ORPHEU PAREDES SOCIAL lançado pelo Pelouro da Ação Social do Município, em parceria com algumas instituições locais, visa a intervenção na área social e a integração de crianças e jovens, através de oficinas artísticas de ocupação dos tempos livres. A iniciativa já envolveu a participação de 88 crianças dos 6 aos 12 anos.

Ao longo do mês de agosto há oficinas de pintura, teatro e música, atividades divididas em duas quinzenas, nos dias 6 a 17 e 20 a 31, entre as 9h00 e as 17h30, na Casa da Cultura e Biblioteca de Paredes, Rebord´arte, Centro Social da Parteira, Associação S. Pedro e Cruz Vermelha da Sobreira.

Com o ORPHEU PAREDES SOCIAL, “pretende-se que as famílias com menos recursos possam ocupar gratuitamente as crianças nas férias escolares de verão em oficinas de pintura, teatro e música, que além de despertarem o gosto pela cultura e arte, promovem a inclusão social”, refere Alexandre Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

Trata-se de um projeto agregador aberto à comunidade que tem como objetivo a ocupação dos tempos livres das crianças e jovens do Concelho de Paredes. As atividades de agosto do ORPHEU PAREDES SOCIAL envolveram maioritariamente crianças das famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção (RSI), institucionalizadas, dos empreendimentos de habitação social da autarquia, e da comunidade de etnia cigana. As oficinas acolheram também crianças de agregados familiares paredenses que pagaram a inscrição.

As oficinas artísticas de música, expressão plástica e expressão dramática, abordam os Direitos das Crianças nos temas do amor, proteção, liberdade, paz, trabalho infantil, tempos livres e educação. Os trabalhos que resultam destas oficinas serão apresentados numa exposição, este sábado, 1 de setembro, pelas 18 horas, na Casa da Cultura de Paredes.

Para além da autarquia, a organização está a cargo do Centro Socio-Educativo e Profissional da Parteira, Juntas de Freguesia de Paredes, Rebordosa e Sobreira, Rebord’arte, São Pedro – Centro Social da Sobreira, Cruz Vermelha da Sobreira, Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa, RSI, Santa Casa da Misericórdia de Paredes.