Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Parque das Serras do Porto arranca com as obras de requalificação da futura sede

 Parque das Serras do Porto arranca com as obras de requalificação da futura sede
IMG_5233
IMG_5243
IMG_5246
IMG_5261
IMG_5272
30 Agosto 2018

O Presidente da Associação do Parque das Serras do Porto e autarca de Valongo, José Manuel Ribeiro, acompanhado pelos autarcas de Gondomar, Marco Martins, e de Paredes, Alexandre Almeida, assinaram esta quinta-feira, 30 de agosto, o contrato de consignação da obra de requalificação do edifício que albergará a sede da Associação do Parque das Serras do Porto.

Trata-se de um edifício icónico localizado no centro da cidade de Valongo, construído há mais de um século, que irá ser requalificado e adaptado para as novas funções. A obra implica um investimento superior a meio milhão de euros e tem um prazo de conclusão de 240 dias.

Para além das indispensáveis zonas de trabalho, a recuperação do edifício prevê a construção de áreas de exposição, um pequeno auditório e uma biblioteca.

O Parque das Serras do Porto é um projeto inovador e ambicioso que está a ser desenhado desde 2014 pela mão dos municípios de Valongo, Paredes e Gondomar, que partilham um território com cerca de 6.000 hectares que inclui as Serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas. Nesta área já classificada como Paisagem Protegida Regional, os visitantes podem desfrutar da imensa beleza cultural e paisagística de serras, vales e rios. Num território que já foi mar, podem descobrir-se as trilobites (animais marinhos muito mais antigos do que os dinossauros), minas de ouro subterrâneas com 2.000 anos (o maior complexo do género do Império Romano), aldeias pitorescas, plantas e animais raríssimos, entre outras maravilhas de um local que é também o “livro geológico” mais antigo de Portugal.

O Parque das Serras do Porto destaca-se na paisagem urbana da Área Metropolitana do Porto, sendo um importante ativo da região honrado com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Trata-se da primeira infraestrutura verde metropolitana que está a ser construída em Portugal, num território ímpar com imenso potencial recreativo, turístico, produtivo, mineiro e desportivo, gerador de mais-valias económicas para a população.

Top