Município atribui Medalha de Mérito Municipal ao “Chefe Gastão” fundador do agrupamento escutista de Paredes

42274274_426245091239057_5366227406291992576_n
IMG_20180921_165626_resized_20180921_055651276
21 Setembro 2018

Cerca de 300 escuteiros vão reunir-se no Parque da Cidade de Paredes, no próximo domingo, 23 de setembro, na homenagem ao Chefe Gastão.

O ACAPAREDES é uma atividade que reúne, pela primeira vez, todos os escuteiros do concelho de Paredes e que servirá de mote para homenagear o fundador do primeiro agrupamento escutista no concelho, o “Chefe Gastão”.

Após a eucaristia, o Município de Paredes vai atribuir a Medalha de Mérito Municipal a Adriano Gastão de Oliveira Moreira, em conformidade com o regulamento de condecorações do Município de Paredes, por ter fundado o primeiro agrupamento escutista em Paredes e fomentado os valores do escutismo nos jovens paredenses.

Refira-se que a proposta de atribuição deste título foi aprovada esta semana em sede de reunião do Executivo paredense.

Recorde-se que o “Chefe Gastão” ingressou no movimento escutista aos 14 anos, no Agrupamento de Escutas da Paróquia de Campanhã, no Porto. Aos 18 anos alistou-se no Exército Português, onde fez a sua carreira profissional.

Em 1977, fundou o Agrupamento n.º 519 de Paredes, sendo este o primeiro agrupamento escutista no concelho de Paredes.

O “Chefe Gastão”, como é tratado no meio escutista e na sociedade, é o rosto mais visível do escutismo em Paredes. Como dirigente, desempenhou tarefas de relevo ao longo de 41 anos dedicados ao escutismo, com destaque para a implementação de mais agrupamentos no Concelho de Paredes. Destacou-se, igualmente, na representação de Paredes nas diversas atividades organizadas pelo país, chegando a receber um voto de louvor atribuído, em 1980, por ser pioneiro na descida do Rio Douro em jangada, onde envolveu 50 caminheiros.

Como Chefe de Agrupamento construiu a melhor sede à época a nível nacional para o agrupamento 519 de Paredes. Este Movimento veio fazer um enriquecimento no Concelho de Paredes, pois foi possível educar os jovens para que estes desempenhem um papel construtivo na sociedade.