Vereadora da Cultura de Paredes recebe Zita Silva vencedora do Prémio Melhor Harpista no Festival Jovens Músicos 2018 da Gulbenkian

harpa_1
harpa2
04 Outubro 2018

A jovem harpista, Zita Silva, de Paredes, atualmente a viver em Londres, venceu o Festival de Jovens Músicos 2018 na disciplina de Harpa.

Zita Silva foi recebida pela Vereadora da Cultura do Município de Paredes, Beatriz Meireles, com o propósito de “felicitar a jovem harpista laureada com o importante prémio e preparar a agenda para a realização de um recital de Harpa na cidade paredense no próximo ano”, revela Beatriz Meireles.

Recorde-se que o Prémio Jovens Músicos (PJM), promovido anualmente pela Antena 2 – RTP, contou novamente com a Fundação Calouste Gulbenkian para a realização do 8.º Festival Jovens Músicos, que decorreu ao longo de três dias nos auditórios e outros espaços da Fundação Calouste Gulbenkian.

A programação do Festival inclui duas participações da Orquestra Gulbenkian, outros concertos e recitais com agrupamentos e solistas convidados e painéis de debate. O concurso deu a conhecer os artistas laureados nas diversas disciplinas a concurso e consagrou o “Jovem Músico do Ano” no concerto de encerramento. A música portuguesa esteve em relevo, com a audição de obras de destacados compositores e com a apresentação de novas criações em primeira audição absoluta.

Do perfil de Zita Silva sublinha-se que começou a estudar Harpa aos 8 anos com a professora Áurea Guerner, no Conservatório de Música do Porto. Licenciou-se com Primeira Classe e Honras em Música em 2015 e completou o Mestrado em Artes com Distinção em 2017, na Royal Academy of Music em Londres, com a Professora Karen Vaughan e a Professora Emerita Skaila Kanga, com o apoio das bolsas de estudo Fundação Calouste Gulbenkian, Santander Universities UK e Golden Charitable Trust.

Zita Silva foi premiada nacional e internacionalmente em vários concursos, tendo sido vencedora do Prémio Jovens Músicos em Música de Câmara em 2014 e em Harpa em 2018.

A artista tem sido convidada a integrar várias orquestras nacionais e internacionais tais como Royal Scottish National Orchestra, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa e Academy Symphony Orchestra, dando-lhe oportunidades para trabalhar com maestros de renome como Semyon Bychkov, Sir Mark Elder, Sir Andrew Davies, Yan Pascal Tortelier, Pedro Neves e Joana Carneiro.