Câmara de Paredes apresenta Projeto de Requalificação da Escola Básica e Secundária de Lordelo

25 Janeiro 2019

A Câmara Municipal de Paredes apresentou esta quinta-feira, 24 de janeiro, o projeto de requalificação da Escola Básica e Secundária de Lordelo.

Na sessão de apresentação do plano de obras a efetuar ainda este ano no estabelecimento de ensino, a começar no período da interrupção letiva. Refira-se que o edifício da escola foi construído há cerca de 40 anos. Nesta sessão, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal estiveram presentes “as forças vivas de Lordelo”, nomeadamente o executivo da Junta, a diretora do agrupamento, representantes das associações de pais e encarregados de educação e das associações locais.

“O Executivo continua a estabelecer a Educação como uma das prioridades da sua atuação, em prol de um futuro melhor para as crianças e jovens do Concelho de Paredes. Esta obra é de extrema importância para a estabilidade das atividades letivas, bem como para o conforto e bem-estar da comunidade educativa”, sublinha o presidente da autarquia, Alexandre Almeida.

No contexto das suas competências, o Município assumiu como prioridade, na área da educação, a requalificação e melhoramento das condições da Escola Básica e Secundária de Lordelo, cujo concurso público da obra será lançado brevemente.

No caderno de encargos da requalificação do estabelecimento de ensino consta, entre outras obras de beneficiação, a substituição das placas de fibrocimento, a remoção dos painéis de amianto, a substituição da caixilharia e do pavimento. As salas de aulas, as salas para os professores e espaços de estudo e trabalho serão melhoradas e reorganizadas, assim como gimnodesportivo que terá uma profunda intervenção nos balneários e nas acessibilidades para a mobilidade reduzida, entre outras intervenções.

A obra terá um investimento total de 1 848 579,58 euros, sendo que o investimento elegível corresponde a 1 milhão euros e o do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional a 800 mil euros.