Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

tomadaposse

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Exposição de Pintura de Agostinho Santos Cem anos de Saramago

Exposição de Pintura de Agostinho Santos Cem anos de Saramago
24 Set a 28 Out 2022
Eventos | CulturaEventos | Cultura | Biblioteca Municipal de ParedesEventos | Cultura | Casa da CulturaEventos | FAMP - Festival de Artes em Madeira de ParedesEventos | Turismo

Atividade inserida na I Bienal - Festival de Artes em Madeira de Paredes

100 anos de José Saramago por Agostinho Santos

O percurso de José Saramago (1922 – 2010) é marcado por um forte sentido do improvável, tornando-se o único Nobel da Literatura da língua portuguesa (1998) e justificando-o pela atenção à expressão popular, fazendo de certa fala “sem escola” a pedra de toque de um estilo que se impõe à arte e à academia. Saramago, cuja obra se define algo tardiamente, universaliza a questão portuguesa e prima pelo importante foco humanista que critica a contemporaneidade e suas demagogias.

A obra de Agostinho Santos (1960) tem que ver com a insubmissão e com um frontal exercício de cidadania. Interessado em cortar amarras e reencontrar a linguagem espontânea dos que obedecem apenas à sua própria natureza, é empenhado na defesa de causas essenciais para a consciência mais atenta dos nossos dias. A obra ao serviço de suas convicções coloca-o claramente na esteira do que foi sempre o gesto de Saramago. Ambos inscrevem a multidão nos seus discursos, essa dos oprimidos ou esquecidos, dos que são preteridos ou adiados.

O encontro de Agostinho com Saramago aconteceu em franco entusiasmo mas deixou o repto para que os livros sobre os quais o pintor não se debruçara viessem a merecer ainda essa interpretação. Esta exposição é uma resposta de Agostinho ao pedido que Saramago lhe fez. Prossegue a transformação dos livros em imagens, segundo a imaginação indomável de Agostinho. Modo de agora festejar os cem anos de Saramago, um mestre e um amigo comum.

Valter Hugo Mãe

 


 

Biografia:
Agostinho Santos (Vila Nova de Gaia, 1960), é pintor, curador, escritor e jornalista. Conta com mais de cem exposições individuais e participou em inúmeras colectivas. Foi diversas vezes premiado e vê a sua obra editada numa vastidão de livros. Mereceu artigos e ensaios da autoria de figuras como Agustina Bessa-Luís, Fernando Pernes, Eduarda Chiote, José Saramago, Rui Lage, Mário Cláudio, Rosa Alice Branco, entre muitos outros.

Doutorado em Museologia pela Faculdade de Letras e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É doutorando em Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.

Agostinho Santos é diretor da Bienal Internacional de Arte de Gaia, e coordenador do Projecto Onda Bienal, sendo Presidente de Artistas de Gaia - Cooperativa Cultural.

Adicionar a calendário 2022-09-24 11:00:00 2022-10-28 00:00:00 Europe/Lisbon Exposição de Pintura de Agostinho Santos Cem anos de Saramago Atividade inserida na I Bienal - Festival de Artes em Madeira de Paredes Fenabel S.A. (Rebordosa, Paredes) Câmara Municipal de Paredes | Astro Fingido
Horário:

30 setembro | 14h00-17h00
07 outubro | 14h00-17h00
14 outubro | 14h00-17h00
21 outubro | 14h00-17h00
28 outubro | 14h00-17h00

Local:
Fenabel S.A. (Rebordosa, Paredes)
Organização:
Câmara Municipal de Paredes | Astro Fingido
Informação adicional:

Para mais informações contactar:

Loja Interativa de Turismo de Paredes
Largo da Estação 227
4580-196 Paredes

Top