Número de incêndios florestais diminuiu este ano no Concelho de Paredes

25 Outubro 2018

O balanço provisório do Pelouro da Proteção Civil do Município de Paredes aponta para uma diminuição do número de incêndios ocorridos este ano no Concelho.

Segundo a análise dos dados referentes aos incêndios rurais verificados durante 2018, no Concelho de Paredes, “podemos considerar que os resultados obtidos até ao momento são muito positivos, no que respeita a menor área ardida e menor número de ignições, sendo o terceiro melhor registo desde o ano 2001”, afirma o Vereador da Proteção Civil, Elias Barros.

Este ano registaram-se 333 ignições e 36,65 hectares de área ardida. Em 2017, arderam 589,8 hectares e ocorreram 481 incêndios florestais.

No que respeita às distribuições por freguesia, Recarei apresenta, no corrente ano, o maior valor de área ardida e Astromil indica o maior número de ignições.

De salientar, ainda, que foram registados 75 falsos alertas. E que mais de 75% das ocorrências registadas verificaram-se em zonas periurbanas situadas entre centros urbanos e paisagem rural.

Este ano o maior incêndio foi registado na localidade de Além Rio, em Recarei, com 3,12 hectares de área consumida pelo fogo de origem desconhecida.

A Proteção Civil do Município de Paredes apontou “a limpeza de terrenos, no âmbito do sistema de defesa da floresta contra incêndios, e levada a cabo pela autarquia e pelos proprietários, como medida positiva que terá contribuído para a diminuição dos incêndios no Concelho, bem como a aposta na sensibilização da população para o reforço das ações de prevenção contra os incêndios”.

O Vereador Elias Barros sublinhou “o excelente trabalho dos bombeiros no terreno, o reforço das vigilância, patrulhamento florestal e fiscalização através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR e do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS)".

ANÁLISE DOS DADOS REFERENTES AOS INCÊNDIOS RURAIS 2018: