Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

imagem

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Paredes dedica três dias ao encontro internacional de Nyckelharpa com concertos, workshops e masterclass

image title
14 Novembro 2019

De 15 a 17 de novembro, a Casa da Cultura e o Conservatório de Música de Paredes acolhem workshops e masterclass e uma conferência no âmbito do Paredes Nyckelharpa Meeting 2019.

O evento contará com um concerto final pelo Quarteto feminino internacional de Nyckelharpas e pelo Coro Feminino do Conservatório de Música de Paredes, que terá lugar, domingo, 17 de novembro, pelas 17h00, na Igreja de São Cristóvão de Louredo que comemora 300 anos.

Na sexta-feira, na abertura das atividades, está previsto um momento musical pelo quarteto feminino internacional de nyckelharpas que terá palco no salão nobre do Município de Paredes.

A segunda edição do Paredes Nyckelharpa Meeting é uma organização conjunta do Pelouro da Cultura da autarquia e do Centro Português de Nyckelharpa, inserido na Associação Cultural Jose Guilherme Pacheco, coordenado pelo Professor Aires Montenegro. Refira-se, ainda, que a Rota do Românico e o Conservatório de Música de Paredes apoiam o evento.

QUARTETO FEMININO INTERNACIONAL - PERFIL

Jule Bauer - Alemanha
Estudou canto de "música antiga" em Frankfurt e frequentou masterclass de canto com Montserrat Figueras, Marco Beasley e Emma Kirkby, assim como musicologia e pedagogia musical.
Foi a primeira a obter grau certificado de formação pelo "European Nyckelharpa Training".
Frequentou diversas masterclass para Nyckelharpa com Marco Ambrosini e Didier Francois.
Desde 1995 que tem vindo a realizar concertos internacionais e gravações com vários conjuntos de música antiga e folk.
É professora de Nyckelharpa e de canto na Akademie Burg Fürsteneck (Alemanha) e na Scuola di Musica Popolare di Forlimpopoli (Itália).
www.sonnenklang.de

Annette Osann - França
Estudou construção de violinos em Mittenwald e Hamburgo, tendo-se concentrado a partir 1998 na construção de Nyckelharpas.
Frequentou várias masterclass em música barroca e Nyckelharpa.
Atua como solista em Nyckelharpa ou em grupo: Duo Arcangelo, Duo Osann/ Rollin, NyckelharpaQuartett, “Le Insolite Note“ e ENCORE-Project.
Em 2007 abriu o seu próprio atelier em Dole (França) para construção de Nyckelharpas, fazendo também restauro e construção de instrumentos barrocos e reparos em instrumentos de cordas.
É professora de Nyckelharpa na Akademie Burg Fürsteneck (Alemanha), no SMP di Forlimpopoli (Itália), assim como noutras instituições na Alemanha e Itália.
www.annetteosann.fr

Michaela Jank (Ringer) - Áustria
Estudou pedagogia do violino (com Jacqueline Roscheck), bem como educação musical e filologia alemã.
Frequentou diversas masterclass para violino (com Lynn Blakeslee, Roswitha Randacher e Ulrike Danhofer), para Nyckelharpa (com Susanne Brameshuber, Marco Ambrosini e Didier Francois) e de música folclórica e improvisação (com Aleksey Igudesman, Stephan Steiner e Gabi Maas).
Participa em diferentes grupos, de entre os quais MÄANDER, Soundbar e NyckelharpaQuartett.
É maestra de coro e professora de violino, de alemão e de música em Viena.

Susanne Brameshuber - Áustria
Estudou música e dança.
Possui grau certificado de formação "European Nyckelharpa Training" pela SMP di Forlimpopoli (Itália).
Frequentou masterclass para Nyckelharpa com Marco Ambrosini.
Colabora com os seguintes grupos: "exEMPel", ENCORE, NyckelharpaQuartett e Leporello.
É professora de Nyckelharpa.

WORKSHOP PARA INICIANTES
Sérgio Calisto
violoncelo | orquestra e ensemble de cordas
Professor de violoncelo e músico natural do Porto, iniciou os seus estudos musicais na Escola Profissional de Música do Porto, onde completou o Curso Profissional de Instrumentista. Prosseguiu estudos na Universidade de Aveiro onde finalizou a Licenciatura em Ensino de Música - Ramo: Violoncelo. Realizou o estágio profissional no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. Estudou violoncelo com José A. Pereira de Sousa e Jan Kuta e música de câmara com António Chagas Rosa, Fausto Neves e Olga Pratz.
Foi professor de Violoncelo no Conservatório de Música S. José da Guarda e na Academia de Música de Castelo de Paiva. Atualmente desempenha funções de docência no Conservatório de Música de Paredes.
Depois de completar a sua formação em música erudita, dedicou-se ao estudo da Nyckelharpa e Moraharpa, tocando estes instrumentos nos ensembles de música folk MU e Mandrágora (ambos vencedores do Prémio Carlos Paredes) e nos ensembles de música medieval Trovas de Amigo e Ensemble Med. Na área da música improvisada trabalhou com Mark Dresser/ Fred Frith e realizou um curso de aperfeiçoamento em Soundpainting com Walther Thompson.
Tem participado regularmente nos Dias Internacionais de Nyckelharpa, realizados na Alemanha na AKADEMIE BURG FÜRSTENECK , onde realizou cursos de aperfeiçoamento com Ditte Andersson, Magnus Holmström, Emilia Amper, Marco Ambrosini, Didier François, Annette Osann e Jule Bauer.
Participou no projecto ENCORE - European Nyckelharpa Cooperation -ORchestral Experience – Uma orquestra de nyckelharpas composta por 24 elementos de 10 países da Europa.
Encontra-se neste momento a frequentar o curso European Nyckelharpa Training na Scuola di Musica Popolare di Forlimpopoli – Itália.

FOLHA DE SALA:
IGREJA DE SÃO CRISTÓVÃO DE LOUREDO - 17.11.2019

CONCERTO - QUARTETO DE NYCKELHARPAS

NYCKELHARPAS E CORO FEMININO DO CONSERVATÓRIO DEMÚSICA

-Canção da vindima (Beira Baixa, Arranjo Sílvio Cortez)
-Come again (John Dowland 1562 – 1626)

QUARTETO DE NYCKELHARPAS
-Triosonate G-major (Bodin de Boismortier 1689 – 1755)
-Mas vale trocar (Juan del Encina 1468 – 1530)
-Amor con Fortuna (Juan del Encina 1468 – 1530)
-Suite (Paul Peuerl 1570 – 1625)
-Se l’aura spira (Girolamo Frescobaldi 1583 – 1643)
-Minuetto (Johann Sebastian Bach 1685 – 1750)
-Un cavalier di spagna (Francesco Santacroce Patavino ca.1478 – 1556)
-Ben staga tutta (Filippo Azzaiolo ca.1530 – 1570)
-Sunrise over the candlestick (Vicky Swan, contemporain)
-Altweibersommer (Ron Winkler, contemporain)
-Fugge il verno (Claudio Monteverdi 1567 – 1643)
-Ay linda Amiga (anonymus, sec. XVI)
-Greensleeves (anonymus, sec XV)

CARTAZ

nyckelharpa_programa A3

Top