Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

CAFÉ LITERÁRIO DE 1 DE MAIO COM GRACINDA RAMOS

CAFÉ LITERÁRIO DE 1 DE MAIO COM GRACINDA RAMOS
apresentacao__20_
01 Maio 2020

Gracinda Ramos é a autora convidada do Café Literário desta sexta-feira, 1 de maio. Conheça o perfil e o livro de viagens desta professora que já viajou por mais de 40 países e nos capta a atenção pela sua aventura feita de moto.

Habitualmente às primeiras sextas-feiras de cada mês, o Café Literário ocupava as noites da Biblioteca Municipal de Paredes, mas atendendo à pandemia da doença COVID-19, os serãos literários acontecem online (Site e Facebook). 

Notas biográficas:

«Gracinda Ramos, nasceu em Leça da Palmeira. Formou-se em Pintura na Escola Superior Artística do Porto e prosseguiu estudos na École Supérieure des beaux-Arts de Genève, como bolseira da Confederação Suíça. Hoje é professora de Artes no 3º ciclo e ensino secundário na Escola Secundária de Paredes e vive em Penafiel.
Ninguém em seu redor conduzia moto e, no entanto, o gosto pelas duas rodas veio naturalmente sem influências exteriores. Apenas por não gostar de andar de carro, o uso de veículos alternativos foi espontâneo: primeiro a bicicleta, depois a motorizada e, finalmente, a moto! E conseguiu escapar-se à condução de carro até hoje.
Foi o tempo passado na Suíça que determinou a sua necessidade de viajar pela Europa e criou o hábito de o voltar a fazer a cada ano, primeiro por saudades daquele país, depois por saudades da sensação de andar na estrada por muitos dias. Ano após ano, as férias de verão são o momento de partir à descoberta de novos destinos e novos encantos, sem deixar de passar em recantos que deixaram saudade e momentos a reviver. Porque viajar de moto só faz sentido quando se saboreia o caminho, quilómetro a quilómetro, os percursos que se escolhe tornam qualquer paisagem fantástica, quando vivida de uma perspetiva única, como só um veiculo versátil consegue proporcionar.
Assim se foram somando os já mais de 40 países visitados, de viagem em viagem, mas o mais importante são as descobertas e as belezas que continuam a fazer crescer a vontade de voltar a partir, a cada ano.»

Livro:

«Este não se trata de um livro de viagens convencional porque não é uma crónica de viagem e, no entanto, narra-a pelo lado mais bonito que ela poderia ter: as suas pequenas histórias e os desenhos realizados no seu percurso.
O livro “Passeando pela vida – Rússia 2015” contém uma sequência de histórias, pensamentos e episódios que se desenrolam ao longo de uma viagem de ida e volta, a solo, de moto, até à Rússia, durante 34 dias por 20.000 quilómetros de caminho e atravessando 20 países. Conta com 272 páginas, 117 desenhos e 21 fotos, narrando uma história transversal a diversos mundos, interesses e públicos.
Os desenhos são registos realizados ao longo de toda a viagem e são variados, quer em dimensão, quer em técnica, entre desenhos a caneta, grafite e aguarela.
Desenhar em viagem é um habito antigo, desde o tempo em que as fotos ficavam muito caras e eu desenhava mais do que fotografava, e mesmo hoje, continua a ter um significado e um efeito inesquecíveis, mesmo na era da fotografia rápida e fácil, porque capta não apenas o momento em redor, mas também o momento vivido e a sua alma.

“Desenhar em viagem é a forma mais vivida de captar um momento e de o fazer agarrar-se na memória, porque o desenho demora no tempo uma infinidade de emoções como nenhuma outra técnica é capaz de fazer. Recordo depois, mais tarde, muito mais que aquele momento. Recordo todo um mundo de sensações, pensamentos e emoções, que se desprendem da ponta da caneta, de um movimento de pincel…” - Gracinda Ramos »

cafe_literario_digital_maio

café literário_digital_data

Top