CAFÉ LITERÁRIO COM JÚLIO A. B. FERNANDES | 4 DE DEZEMBRO 2020

04 Dezembro 2020

O convidado do mês de dezembro do "Café Literário" é o autor Júlio A. B. Fernandes. Agora, em tempos de pandemia, a tertúlia com moderação da Vereadora da Cultura, Beatriz Meireles, realiza-se no formato digital. Para a última "conversa literária deste ano" a escolha do autor recai sobre a obra "Poucas pessoas têm imaginação para a realidade" de Johann Wolfgang von Goethe.

Assim sendo, a Biblioteca Municipal é transformada, na primeira sexta-feira de cada mês, num café com conversas à volta de livros com autores paredenses ou ligação a Paredes que partilham os seus livro e as suas histórias.

Sobre a obra "Poucas pessoas têm imaginação para a realidade" de Johann Wolfgang von Goethe, e da sinopse partilhada pelo Júlio Fernandes, sublinha-se..."E muito poucas ousariam escrever em livro o pormenor real. Por isso mesmo, Nostalgia — Tão de lá como daqui, se perto fosse…, é uma obra colada ao tempo em que foi vivida e é singular por ser produto de uma escrita compulsiva onde a preocupação foi sempre de molde a favorecer uma catarse individual. Daí nunca ser corrigido nenhum dos poemas que a compõem.

Visto à distância (e como leitor) é um livro onde se encontra o «eu» goethico esse mesmo eu que transluz em Werther(1), e ousa um olhar sobre as Afinidades Electivas (2) sem ser “imoral”, assim o penso.

Na contemporaneidade é um livro rude, com um núcleo preciso e — diria — vulgar. Contudo, se me prolonguei na íntase que o sucedido evoca, foi mais pela necessidade de me reinventar frente aos novos caminhos que lentamente se iam abrindo — que são no fundo o somatório de todas coisas que me dizem, aqui e agora: — estou vivo!"

1 — GOETHE, Johann Wolfgang von, (1832-1749)
2 — Idem.

Nota biográfica pela mão do autor.

Júlio A. B. Fernandes nasceu em Maio de 1963 na Granjinha, Tabuaço, Viseu.

Em 1992 prefaciou o livro de poesia Até Sempre, de Maria do Céu, Arcanjo & Ribeiro, Porto.

Entrou na Lista Amante das Leituras em Junho de 2008. Em Agosto desse mesmo ano, é convidado para moderar o Desafio de Poesia, mas também participa no Desafio de Prosa, vencendo inclusive, o referente ao mês de Julho de 2009.

Co-autor, desde 2009, da Antologia Poética Amante das Leituras.

Co-autor da ENIGMA(S) — Vol. II — Antologia de Poesia e Texto Poético da Lusofonia, 100 autores, coordenação literária de Célia Cadete e de Ângelo Rodrigues, Sinapis editores, fevereiro de 2016; co-autor da PARADIGMA(S) — Coletânea de Poesia e Texto Poético da Lusofonia, 100 autores, coordenação literária de Célia Cadete e de Ângelo Rodrigues, Edições Colibri, setembro 2016; com o pseudónimo de Kravchenko.

Co-autor da ANTOLOGIA “Entre o sono e o sonho”, 2016, da Chiado Grupo Editorial; co-autor da SMS — Coletânea Micro Narrativas Ficcionais, 2018, da Chiado Grupo Editorial; com o pseudónimo de Kravchenko.

Tem publicada poesia no jornal O GAIATO. Tem participado em concursos literários.

Nostalgia — Tão de lá como daqui, se perto fosse...., 2010, edição da Temas Originais, é o primeiro trabalho que edita a solo.

Capa_Nostalgia