Paredes é palco das artes em madeira durante 16 dias da Bienal

16 Junho 2022

A programação da I Bienal - Festival de Artes em Madeira de Paredes (FAMP), que irá decorrer de 24 de setembro e 9 de outubro, já se encontra disponível no site: https://festivaldeartesemmadeiradeparedes.pt/

O Município de Paredes apresenta um festival que integra uma bienal e um conjunto de eventos, de formato aberto a milhares de pessoas, ou a performances mais intimistas. O programa reserva diversos projetos artísticos onde se pretende enaltecer e mostrar os saberes e as tradições da arte em madeira.

Durante 16 dias, a organização vai celebrar e perpetuar as memórias, as artes e o saber-fazer dos mestres que trabalham a madeira em Paredes, com cerca de trinta iniciativas de acesso gratuito para toda a família, desde espetáculos de música, teatro, dança, poesia, artes plásticas, oficinas, exposições e roteiros experimentais pela futura rota do turismo industrial.

Concentrando a programação principal na cidade de Paredes, no Parque José Guilherme e na Casa da Cultura, e pontuando iniciativas por outros locais do concelho, o Festival de Artes em Madeira de Paredes convida a entrar naquele que é o mundo de conhecimento e experiência dos marceneiros, entalhadores, carpinteiros, escultores, artesãos e mestres das artes de trabalhar a madeira.

Assim, entre 24 de setembro e 9 de outubro o público vai poder honrar o trabalho dos mestres de Paredes, que marcam a identidade do concelho que é o principal produtor e exportador de mobiliário português.
A interdisciplinaridade e a liberdade criativa marcam as “Parcerias Criativas”, as Oficinas de Talha e de Escultura, as Exposições de Pintura de Agostinho Santos, as exposições de fotografia e de escultura resultados dos concursos FAMP 2022 e “A praça é nossa” instalação artística do designer austríaco Patrick Hubmann.

Pensar o espaço público como lugar de encontros e desencontros conduziu-nos à ideia da criação de um espaço físico de partilha e de momentos especiais é o propósito de intervenção artística de Hubmann, no Parque José Guilherme.

“A Praça é nossa!” é um projeto participativo que se alimenta das necessidades e vontades de quem cruza diariamente este lugar de passagem e que lhe dá corpo e forma. Depois de encontradas as principais ideias, com a participação da comunidade, avançamos para a construção de mobiliário urbano que promove o jogo, o lazer e o convívio, estimulando uma rede de pensamento e tolerância perante a diversidade.

Nesta primeira edição, destacam-se ainda os quatro Roteiros embrionários pelo turismo industrial, limitados a 40 participantes que devem fazer inscrição prévia.

Da programação cultural sobressai também a peça VOID [Vazio], teatro de rua e novo circo, com direção artística de Paulina Almeida e o seminário “A Madeira do Som, O Som da Madeira”.

Os dois concertos finais estão reservados às bandas “Galandum Galundaina” e “Bando das Gaitas”.

Refira-se que o Município de Paredes, em parceria com a Astro Fingido – Associação Cultural, promove o concurso de fotografia e de escultura sobre a temática da sustentabilidade, apresentando os resultados da competição em exposição FAMP 2022. Na escultura o projeto vencedor será premiado com 500 euros. O concurso tem como principal objetivo promover a escultura em madeira e incentivar à reflexão sobre o tema do Festival em 2022 – a Sustentabilidade. Os três vencedores da área da fotografia recebem prémios no valor de 150 a 50 euros.

Promovido pela Câmara Municipal de Paredes, o festival “Artes em Madeira” representa um investimento de cerca de 249.613,51€, financiado pelo NORTE 2020 e FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

Toda a programação do festival tem acesso gratuito e oferece um conjunto de iniciativas dirigidas a diferentes públicos. O programa completo encontra-se disponível aqui: Cartaz_Programação FAMP 2022