![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Município de Paredes promove conferência sobre Cibersegurança dia 21 de novembro na Casa da Cultura
Município de Paredes promove conferência sobre Cibersegurança dia 21 de novembro na Casa da Cultura
O Município de Paredes promove na próxima quarta-feira, 21 de novembro, a partir das 18h00, na Casa da Cultura, uma conferência sobre “Cibersegurança: Como podem as Micro e Pequenas e Médias Empresas reduzir o risco e combater as ameaças?”.
As intervenções de abertura estão a cargo do vereador das Atividades Económicas, Elias Barros, do presidente da ASEP, Pereira Leite, e do presidente do Município de Paredes, Alexandre Almeida.
Esta iniciativa conta com a participação de dois prestigiados especialistas na temática da cibernética, António Alberto Pinto e João Paulo Magalhães, que falarão sobre cibersegurança, um fenómeno verdadeiramente global e do qual as organizações precisam de ter conhecimento para antecipar ataques cibernéticos e agir corretamente quando estes acontecem.
“Uma resenha de ataques e outros casos de Cibersegurança” será o mote para a apresentação do empresário e docente António Pinto, doutorado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade do Porto e Professor Auxiliar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto, onde ministra cursos relacionados com redes informáticas, sistemas operativos, segurança de redes, etc.
Como lidar com os ataques e a fraude cibernética fica a cargo de João Paulo Magalhães, doutorado pela Universidade de Coimbra. É docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto e o coordenador da licenciatura em Segurança Informática em Redes de Computadores.
António Alberto Pinto
António Pinto é Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade do Porto (2010). António Pinto e Professor Adjunto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto, onde leciona redes de computadores, dados e privacidade, segurança informática e análise forense digital. É ainda investigador no CRACS do INESC TEC, Laboratório Associado. Os seus interesses de investigação incluem sistemas de gestão de segurança de informação, segurança de sistemas e redes, privacidade e análise forense digital. António Pinto organizou vários simpósios em conferências internacionais em segurança e blockchain, publicou múltiplos artigos científicos em conferências e revistas internacionais e participou em vários projetos de investigação internacionais, incluindo projetos de investigação Europeus. Conta ainda com as certificações ISO 27001 Lead Implementer e 27001 Lead Auditor.
João Paulo Ferreira de Magalhães
Professor e investigador na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto investigador no Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra e Diretor da Licenciatura em Segurança Informática em Redes de Computadores da ESTG /P. PORTO. Possui doutoramento na área dos sistemas confiáveis e segurança. Mantém uma ligação próxima com a indústria, tendo sido cofundador e CTO da Globinnova Cyber Intelligence (Análise de Malware, Vigilância Digital, Big Data Security) e Diretor de Produto de Segurança na Claranet Portugal. No passado, João Paulo Magalhães foi coordenador da equipa de sistemas UNIX na SONAE S.A.
PROGRAMA:
18h00 | Intervenções de Abertura:
Vereador das Atividades Económicas, Elias Barros
Presidente da ASEP, Pereira Leite
Presidente do Município de Paredes, Alexandre Almeida
18h20 | Orador: António Alberto Pinto
“Uma resenha de ataques e outros casos de Cibersegurança”
18h40 | Orador: João Paulo Magalhães, Docente da ESTG /P Porto
“O que é o phishing e como lidar com este tipo de ataques?”
- Ciberameaças
- Atores maliciosos e motivações
- Engenharia Social
- Tipos de ataques de Phishing
- Como identificar um ataque
- Demonstração de caso prático
19h45 | Perguntas e Respostas
20h00 | Encerramento
