Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

Volta a Portuagal - passagem por Paredes

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

CESAR - Centro de Educação e Sensibilização Ambiental e Rural

O Centro de Educação e Sensibilização Ambiental e Rural (CESAR), está implantado na freguesia de Vila Cova de Carros, no lugar de Cimo de Vila, junto ao Campo de Golfe do Aqueduto. Inserido numa paisagem com características ambientais, geológicas e patrimoniais de elevado interesse, surge como um veículo de transmissão de conhecimentos.

O CESAR localiza-se numa zona de vale onde a água é abundante e a paisagem é dominada por rochas graníticas, onde surgem massas e/ou filões pegmatíticos, que foram alvo de exploração de quartzo e feldspato. As características geológicas do pegmatito permitem a acumulação de água em algumas das antigas explorações a céu aberto: algumas aproveitadas para minas de água, enquanto outras formam verdadeiros charcos. Estes charcos correspondem a pequenas massas de água parada com grande interesse ecológico onde se desenvolve uma intensa biodiversidade que importa valorizar.
A importância da água está também representada pela arquitetura da água, no “Aqueduto de Cimo de Vila”, estrutura em granito com cerca de 500 metros de comprimento. A água foi, ainda, um elemento importante nas tradições locais associadas ao cultivo e produção de linho, tendo sido usada durante o processo de curtir.

O CESAR tem como principais objetivos promover o desenvolvimento de estratégias de proteção e valorização do património natural e cultural e estruturar, orientar e dirigir um conjunto de atividades para diferentes públicos, nomeadamente o escolar.

Contactos para informações/marcações:

 
GPS: 41º12’48.08’’N / 8º22’07.91’’W

 

Visita ao CESAR por marcação prévia.

Centros de Interpretação e Informação
Top