Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

tomadaposse

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Torre dos Alcoforados

A Torre dos Alcoforados, também conhecida por Torre Alta ou Torre dos Mouros, situa-se no lugar da Torre, na freguesia de Lordelo, integra a Rota do Românico e está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Datada da primeira metade do século XIV, a Torre está implantada numa zona de vale agrícola, de terrenos férteis, alimentados por linhas de água. Assenta num afloramento granítico convertendo-se num acentuado declive para os campos, denunciando estratégia de implantação, que garantia por um lado, condições mínimas de defesa, alicerçadas nas características construtivas da própria torre – domus fortis – e por outro lado, domínio visual sobre as terras e imposição na paisagem.

Conservando a sua estrutura original, a Torre dos Alcoforados caracteriza-se por planta sub-quadrangular com rés-do-chão e dois pisos, ao nível térreo a porta, no primeiro piso abre-se um vão de varandim em arco quebrado e janelas/frestas geminadas distribuídas pelos dois pisos superiores com conversadeiras pelo interior. 

Contactos para informações/marcações:


GPS: 41°14'56.42"N / 8°24'29.94"W

Rota do Romanico1

Património Arquitetónico
Top