Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

tomadaposse

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Capela da Quintã

A Capela da Quintã, Monumento em Vias de Classificação, caracteriza-se por planta longitudinal, composta por uma nave e capela-mor. Fachada principal orientada para Oeste, empena interrompida por base retangular onde assenta um campanário de arco redondo, encimado por uma pequena cruz latina, e porta principal arqueada, de duas folhas. Na fachada sul abre-se uma porta em arco tendencialmente quebrado, formado por quatro aduelas. Nas fachadas da capela-mor rasgam-se três frestas, sendo as laterais percorridas por cornija sobre modilhões simples ou decorados com pérolas e rostos, rematados superiormente por um friso lavrado com renques de quadrifólios. A empena da cabeceira é rematada por uma cruz florenciada e vazada em forma de losango.
No interior, o arco triunfal de volta perfeita assenta em impostas decoradas por motivos florais de seis pétalas centradas por uma pérola. Na cabeceira, por cima da fresta, encontra-se embutido na parede, um nicho abobadado de moldura saliente, no qual alberga a imagem de Nossa Senhora da Piedade.
A sua singularidade reverte-se, também, no enquadramento rural que se mantém e ao pequeno núcleo urbano de estrutura medieval.

Contactos para informações/marcações:

 

GPS: 41°11'22.79"N / 8°22'43.93"W

Rota do Romanico1

Património Arquitetónico
Top