Paredes assinala Semana do Ambiente com mais de cento e cinquenta atividades para comunidade escolar

Paredes assinala Semana do Ambiente com mais de cento e cinquenta atividades para comunidade esco...
16 Maio 2023

O Município de Paredes, em colaboração com as Eco-Escolas e diversos parceiros, promove um conjunto de 166 atividades na 5ª edição da Semana do Ambiente, entre os dias 16 e 24 de maio. A iniciativa visa alertar a comunidade escolar e a população em geral para as questões ambientais e para as alterações climáticas.

Focadas na educação ambiental para a sustentabilidade, as diversas ações vão abordar temas como a energia, os resíduos, as plantas, as Eco-Escolas e Eco-Freguesias, os polinizadores, cultural ambiental, biodiversidade, água e o Parque das Serras do Porto.

O programa tem início na terça-feira, dia 16 de maio, com iniciativas dedicadas à energia no âmbito do Dia Internacional da Luz. Visualização de um filme sobre os tipos de energia, experiências com energia sustentável, criação e colocação de sinalética para apelar à poupança de energia são algumas das atividades previstas.

Os resíduos são o principal tema de quarta-feira, dia 17. Serão desenvolvidas iniciativas como Plogging no troço de Baltar do Rally de Portugal, recolha de lixo nos espaços circundantes às escolas, ações de sensibilização para a separação de resíduos, palestras sobre reciclagem, entre outras.

O terceiro dia da Semana do Ambiente, dia 18, é dedicado às plantas. Estão previstas atividades como construção de uma horta pedagógica, o reconhecimento de plantas no jardim, identificação de plantas invasoras, atividades de jardinagem, e ainda uma caminhada pelo Eco-Trilho de Paredes, no centro da cidade.

A programação vai dedicar o dia 19 às Eco-Escolas e às Eco-Freguesias. As escolas e freguesias que integram o projeto vão apresentar os seus contributos ambientais, através de exposições de trabalhos, vídeos e palestras.

Polinizadores é o tema de sábado, dia 20, uma vez que é assinalado o Dia Mundial da Abelha. A data vai ser comemorada com a construção de um “hotel para insetos”, com uma saída de campo para fotografar a natureza e com a construção e colocação de pluviómetros no espaço exterior das escolas.

No domingo, dia 21, o dia é dedicado à Cultura Ambiental com a pintura de um mural na escola Básica e Secundária de Vilela e com a partilha nas redes sociais do Município de uma exposição fotográfica de José Fajardo.

No dia 22 de maio, segunda-feira, os alunos terão como tema a Biodiversidade. Exposições, palestras e workshops são algumas das atividades preparadas para o dia.

O penúltimo dia da Semana do Ambiente será dedicado à Água. Uma visita ao parque do Rio Ferreira, no âmbito da monitorização do Projeto Rios, é uma das ações previstas para o dia.

A Semana do Ambiente termina da quarta-feira, dia 24, com os Encontros com o Parque das Serras do Porto.

Consulte a programação aqui: Planificação Semana do Ambiente

CARTAZ