![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Município de Paredes supera metas de reciclagem em 2024 e destaca-se com melhor desempenho na Ambisousa
Município de Paredes supera metas de reciclagem em 2024 e destaca-se com melhor desempenho na Ambisousa
Cada paredense separou 41 quilos de resíduos de embalagens em 2024 e foram também recolhidos mais de 3 mil colchões.
O Concelho de Paredes voltou a registar, em 2024, um aumento no índice da taxa de reciclagem. Os dados constam do Relatório Anual da Reciclagem 2024 da Ambisousa - Empresa Intermunicipal de Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos, EIM trata os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) de toda a população do Vale do Sousa.
O Município de Paredes destaca-se pelo melhor desempenho, atendendo a que cada paredense reciclou, em média, 41 quilos de resíduos ao longo do ano.
De acordo com o relatório, Paredes mantém-se como o Município que mais contribui para a reciclagem na Ambisousa, com 26% do total de resíduos recolhidos, e está entre os três municípios com melhor desempenho per capita, com uma média de 41 quilos por habitante ao longo do ano.
"Neste âmbito, regista-se uma evolução positiva, em relação aos 39 quilos obtidos por habitante em 2020".
De 2020 a 2024 registou-se ainda um crescimento da recolha seletiva de 5,3%, o que representou mais de 3700 toneladas recolhidas. Nos três principais fluxos (plástico, papel e vidro), o crescimento foi significativo: em apenas um ano, a reciclagem de plástico aumentou 7%, a de papel 3% e a de vidro 2%.
O Relatório Anual da Reciclagem da Ambisousa revela, ainda, os dados da recolha de metais/sucata, que corresponde a 33,66 toneladas, e dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, em que se registaram cerca de 10,10 toneladas recolhidas.
Referente à reciclagem de "monos/monstros", Paredes regista o maior número dos municípios da Ambisousa, com 90,32 toneladas.
A recolha de colchões, em 2024, correspondeu a 3028 colchões.
Refira-se que a Câmara Municipal de Paredes, através dos seus serviços de Limpeza Pública, dispõe de um sistema de recolha de resíduos dedicado, nomeadamente, à recolha de “monstros ou monos” (colchões, mobiliário), papel/cartão, embalagens, resíduos elétricos e eletrónicos, que, pelo seu volume, forma ou dimensões, não podem ser recolhidos pelos meios normais de remoção.
A autarquia recolhe também os “desperdícios verdes” resultantes das podas das árvores e manutenção de jardins. Este serviço, de acordo com a Postura de Resíduos Urbanos, prevê apenas a recolha de pequenas quantidades que devem estar devidamente acondicionadas. Os pedidos de recolha podem ser efetuados através dos contactos da Linha Ambiente (255781013), pelos serviços online ou presencialmente no Balcão Único.
As políticas ambientais adotadas pelo Município de Paredes estão em linha com os objetivos da neutralidade carbónica do Concelho até 2030, preconizados pelo Plano Municipal de Ação Climática, iniciativa com gestão e operacionalização do pelouro do Ambiente da autarquia.
De anotar ainda que a construção da Unidade de Valorização Orgânica (UVO) da Ambisousa, em Baltar, Paredes, prevê o tratamento de 25 mil toneladas anuais de resíduos alimentares e verdes. A unidade, ainda em fase de obra, quando se encontrar em funcionamento, irá permitir a injeção direta do biogás que será produzido na rede de gás natural.
