-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
newsletter
newsletter
-
videos
videos
- Município
- Atividade Municipal
- Ação Social
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Carta das Instalações Desportivas
- Associativismo
- Piscinas
- Eventos Desportivos
- Instalações Desportivas
- Campo de Golfe do Aqueduto
- Campo de Ténis
- Centro de Marcha e Corrida de Paredes
- Campo de Areia Paredes
- Piscinas Municipais
- Multiusos de Paredes
- Estádio das Laranjeiras
- Cidade Desportiva de Paredes
- Ginásio
- Pavilhão Multiusos Rota dos Móveis
- Pavilhões Desportivos
- Pavilhão Escola Básica e Secundária de Rebordosa
- Pavilhão Escola Secundária de Vilela
- Pavilhão Escola Secundária de Paredes
- Pavilhão Escola Secundária Daniel Faria
- Pavilhão Escola EB 2/3 de Baltar
- Pavilhão Escola EB 2/3 de Lordelo
- Pavilhão Multiusos de Astromil
- Pavilhão Bombeiros Voluntários de Rebordosa
- Pavilhão Municipal Cidade de Gandra
- Pavilhão EB 2/3 de Cristelo
- Pavilhão Escola EBS de Sobreira
- Pavilhão EB 2/3 de Paredes
- Pavilhao Municipal de Recarei
- Pavilhão Municipal de Vandoma
- Pavilhão Municipal de Vilela
- Projetos e Programas Municipais
- Formulários Desporto
- Questionário - Índice da Pratica Desportiva da População do Concelho Paredes
- Questionário – Ginásio/Academias 2024
- Questionário – Clubes e Associações Desportivas 2024
- Ficha de Inscrição Participante – 2025/2026
- Ficha de Inscrição Promotor Local – IPSS 2025/2026
- Ficha de Inscrição Promotor Local – Junta de Freguesia 2025/2026
- Formulário de Candidatura - Gala Desporto - Paredes 2025
- Associativismo - Questionário
- Educação
- Rede Escolar Concelhia
- Agrupamento de Escolas Daniel Faria - Baltar
- Agrupamento de Escolas de Cristelo
- Agrupamento de Escolas de Lordelo
- Agrupamento de Escolas de Paredes
- Agrupamento de Escolas de Vilela
- Agrupamento de Escolas de Sobreira
- Escola Secundária de Paredes
- Ensino Artístico
- Ensino Profissional e Superior
- Rede Privada
- Rede Solidária (Educação Pré-Escolar)
- Rede Solidária (Creches)
- Creche Municipal
- Carta Educativa, Planos, Regulamentos e Relatórios
- Conselho Municipal de Educação
- Oferta Formativa
- Ação Social Escolar e Serviço de Apoio à Família
- Atividades de Enriquecimento Curricular
- Bolsas de Estudo
- Associações de Pais
- Paredes, Cidade Educadora
- Universidade Júnior
- Rede Escolar Concelhia
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Juventude
- Desenvolvimento Sustentável
- Fundos Comunitários
- Mobilidade e Transportes
- Centro Cultural de Paredes
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde
- Unidade de Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- SIG - Municipal Mapas Interativos
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Projetos
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
- Serviços Online
- Documentação
- Recrutamento de Pessoal
- Fale com os Serviços
- Balcão Único e Espaço do Cidadão
- Balcão da Inclusão
- Canal de denúncias
- Contactos
- Livro de Reclamações Eletrónico
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Centro Cultural de Paredes comemora Dia Mundial da Criança com espetáculo “As árvores não têm pernas para andar”
- Ação Social
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Juventude
- Desenvolvimento Sustentável
- Fundos Comunitários
- Mobilidade e Transportes
- Centro Cultural de Paredes
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde
- Unidade de Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- SIG - Municipal Mapas Interativos
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Projetos
Centro Cultural de Paredes comemora Dia Mundial da Criança com espetáculo “As árvores não têm pernas para andar”




Nos próximos dias 1 e 2 de junho, o Grande Auditório do CCP – Centro Cultural de Paredes recebe o espetáculo “As árvores não têm pernas para andar”, de Joana Gama.
O espetáculo conta com sessões pelas 10h00 e pelas 11h30, nos dois dias, e é dirigido ao pré-escolar (mais indicado para crianças a partir dos 4 anos) e 1º ciclo.
“As árvores não têm pernas para andar”, um espetáculo para famílias criado e interpretado por Joana Gama, é uma proposta artística que explora o universo da natureza e da imaginação de forma lúdica e poética.
Através de música, movimento e elementos visuais, o espetáculo convida crianças e adultos a refletirem sobre o mundo natural, a conexão entre seres humanos e a terra, e a importância da preservação. Com uma abordagem sensível e envolvente, Joana Gama cria uma experiência única, onde a simplicidade das árvores e o ritmo da natureza ganham vida, estimulando a curiosidade e o encanto de todas as idades.
O espetáculo, para maiores de três anos, tem a duração de 35 minutos mais conversa com o público no final. O bilhete tem o custo de cinco euros para os adultos e de dois euros para crianças até aos 12 anos.
Ficha artística
Joana Gama, toy piano & histórias João Godinho, música original Francisco Eduardo, ilustrações Frederico Rompante, desenho de luz Eles®, cenografia
Sinopse do espetáculo
Já repararam que desde que são semeadas, as árvores permanecem sempre no mesmo sítio, a partir do qual se alimentam, se defendem e se reproduzem? Não são como nós, que nascemos num país e podemos viajar ou até ir morar para o outro lado do planeta. E tal como a música difere de continente para continente, podemos encontrar árvores muito diferentes espalhadas pelo mundo: árvores que são autênticas casas, outras que movem multidões para serem admiradas, outras que produzem material que já chegou à lua... Mas não quero estragar a surpresa: no meu concerto vou contar-vos histórias sobre o mundo maravilhoso das árvores com a ajuda de um pequeno grande instrumento: o toy piano!
Co-produtores Fundação Lapa do Lobo, Teatro Municipal do Porto - Rivoli. Campo Alegre, São Luiz Teatro Municipal, A Oficina, CAE Sever do Vouga
Nota biográfica
Joana Gama (Braga, 1983) é uma pianista portuguesa que se desdobra em múltiplos projetos quer a solo, quer em colaborações nas áreas do cinema, da dança, do teatro, da fotografia e da música. Doutorada pela Universidade de Évora, prossegue as suas investigações enquanto membro do CESEM. A sua discografia está presente nas editoras Shhpuma, Room40, mpmp, Pianola, Grand Piano, Boca/Douda Correria e Holuzam. Esta é a sua terceira criação para o público mais jovem, depois de “Nocturno” (co-criação com Victor Hugo Pontes) e “Eu gosto muito do Senhor Satie”. Em 2022, estreou “Pássaros & Cogumelos”, o segundo capítulo do trabalho começado com “As árvores não têm pernas para andar”. Encontra-se a preparar o terceiro capítulo desta trilogia, que irá intitular-se “E as flores?”, e cujo trabalho inicial será inicialmente desenvolvido na Ilha da Madeira, com uma Bolsa de Criação Artística, atribuída pela Câmara Municipal do Funchal.
Nota geral
Estreado em Outubro de 2020, o espectáculo "As árvores não têm pernas para andar" conta com 191 sessões que foram promovidas por diversas entidades portuguesas: Gabinete do Primeiro Ministro, a propósito das comemorações do 25 de Abril - Lisboa, Fundação de Serralves - Porto, A Oficina - Guimarães, Santa Casa da Misericórdia - Porto, CAE Sever do Vouga, Festival Planalto - Moimenta da Beira, Teatro São Luiz - Lisboa, Festival Solo - Lisboa, Teatro Municipal do Porto, OSMOPE - Porto, Circular - Associação Cultural - Vila do Conde, Teatro Aveirense, 23 Milhas - Ílhavo, Theatro Gil Vicente - Barcelos, Centro Cultural de Paredes de Coura, Quarta Parede - Covilhã, Cine-Teatro Estarreja, O meu primeiro FITEI - Coliseu do Porto, Centro de Arte Alberto Carneiro - Santo Tirso, Teatro Municipal de Ourém, Espaço do Tempo - Montemor-o-Novo, Theatro Circo - Braga, Teatro-Cine Torres Vedras, Cineteatro Municipal João Mota - Sesimbra, Centro de Artes de Águeda, Teatro Municipal de Vila Real, Feira do Livro do Funchal, Casa das Artes de Famalicão, Biblioteca Municipal António Botto - Abrantes, Centro de Artes e Ofícios de Ovar, Festival de Sintra, Castelo de Leiria, A palheira - Manán, VIDE - Festival de Artes pela Rua - Castelo de Vide, Auditório de Espinho, Cineteatro Alba - Albergaria-a-velha, Casa de Cultura Teatro Stephens - Marinha Grande, Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas - Ribeira Grande (São Miguel), Cineteatro Lagoense Francisco D’Amaral Almeida, Lagoa (São Miguel) e Quinta Alegre, Lisboa. (Última actualização: Abril 2024)