Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Centro Cultural de Paredes comemora Dia Mundial da Criança com espetáculo “As árvores não têm pernas para andar”

Centro Cultural de Paredes comemora Dia Mundial da Criança com espetáculo “As árvores não têm per...
as_arvores_nao_tem_pernas_para_andar___joana_gama__1_
as_arvores_nao_tem_pernas_para_andar___joana_gama__2_
as_arvores_nao_tem_pernas_para_andar___joana_gama__3_
30 Maio 2025

Nos próximos dias 1 e 2 de junho, o Grande Auditório do CCP – Centro Cultural de Paredes recebe o espetáculo “As árvores não têm pernas para andar”, de Joana Gama.

O espetáculo conta com sessões pelas 10h00 e pelas 11h30, nos dois dias, e é dirigido ao pré-escolar (mais indicado para crianças a partir dos 4 anos) e 1º ciclo.

“As árvores não têm pernas para andar”, um espetáculo para famílias criado e interpretado por Joana Gama, é uma proposta artística que explora o universo da natureza e da imaginação de forma lúdica e poética.

Através de música, movimento e elementos visuais, o espetáculo convida crianças e adultos a refletirem sobre o mundo natural, a conexão entre seres humanos e a terra, e a importância da preservação. Com uma abordagem sensível e envolvente, Joana Gama cria uma experiência única, onde a simplicidade das árvores e o ritmo da natureza ganham vida, estimulando a curiosidade e o encanto de todas as idades.

O espetáculo, para maiores de três anos, tem a duração de 35 minutos mais conversa com o público no final. O bilhete tem o custo de cinco euros para os adultos e de dois euros para crianças até aos 12 anos.

 

Ficha artística

Joana Gama, toy piano & histórias João Godinho, música original Francisco Eduardo, ilustrações Frederico Rompante, desenho de luz Eles®, cenografia

 

Sinopse do espetáculo

Já repararam que desde que são semeadas, as árvores permanecem sempre no mesmo sítio, a partir do qual se alimentam, se defendem e se reproduzem? Não são como nós, que nascemos num país e podemos viajar ou até ir morar para o outro lado do planeta. E tal como a música difere de continente para continente, podemos encontrar árvores muito diferentes espalhadas pelo mundo: árvores que são autênticas casas, outras que movem multidões para serem admiradas, outras que produzem material que já chegou à lua... Mas não quero estragar a surpresa: no meu concerto vou contar-vos histórias sobre o mundo maravilhoso das árvores com a ajuda de um pequeno grande instrumento: o toy piano!

Co-produtores Fundação Lapa do Lobo, Teatro Municipal do Porto - Rivoli. Campo Alegre, São Luiz Teatro Municipal, A Oficina, CAE Sever do Vouga

 

Nota biográfica

Joana Gama (Braga, 1983) é uma pianista portuguesa que se desdobra em múltiplos projetos quer a solo, quer em colaborações nas áreas do cinema, da dança, do teatro, da fotografia e da música. Doutorada pela Universidade de Évora, prossegue as suas investigações enquanto membro do CESEM. A sua discografia está presente nas editoras Shhpuma, Room40, mpmp, Pianola, Grand Piano, Boca/Douda Correria e Holuzam. Esta é a sua terceira criação para o público mais jovem, depois de “Nocturno” (co-criação com Victor Hugo Pontes) e “Eu gosto muito do Senhor Satie”. Em 2022, estreou “Pássaros & Cogumelos”, o segundo capítulo do trabalho começado com “As árvores não têm pernas para andar”. Encontra-se a preparar o terceiro capítulo desta trilogia, que irá intitular-se “E as flores?”, e cujo trabalho inicial será inicialmente desenvolvido na Ilha da Madeira, com uma Bolsa de Criação Artística, atribuída pela Câmara Municipal do Funchal.

 

Nota geral

Estreado em Outubro de 2020, o espectáculo "As árvores não têm pernas para andar" conta com 191 sessões que foram promovidas por diversas entidades portuguesas: Gabinete do Primeiro Ministro, a propósito das comemorações do 25 de Abril - Lisboa, Fundação de Serralves - Porto, A Oficina - Guimarães, Santa Casa da Misericórdia - Porto, CAE Sever do Vouga, Festival Planalto - Moimenta da Beira, Teatro São Luiz - Lisboa, Festival Solo - Lisboa, Teatro Municipal do Porto, OSMOPE - Porto, Circular - Associação Cultural - Vila do Conde, Teatro Aveirense, 23 Milhas - Ílhavo, Theatro Gil Vicente - Barcelos, Centro Cultural de Paredes de Coura, Quarta Parede - Covilhã, Cine-Teatro Estarreja, O meu primeiro FITEI - Coliseu do Porto, Centro de Arte Alberto Carneiro - Santo Tirso, Teatro Municipal de Ourém, Espaço do Tempo - Montemor-o-Novo, Theatro Circo - Braga, Teatro-Cine Torres Vedras, Cineteatro Municipal João Mota - Sesimbra, Centro de Artes de Águeda, Teatro Municipal de Vila Real, Feira do Livro do Funchal, Casa das Artes de Famalicão, Biblioteca Municipal António Botto - Abrantes, Centro de Artes e Ofícios de Ovar, Festival de Sintra, Castelo de Leiria, A palheira - Manán, VIDE - Festival de Artes pela Rua - Castelo de Vide, Auditório de Espinho, Cineteatro Alba - Albergaria-a-velha, Casa de Cultura Teatro Stephens - Marinha Grande, Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas - Ribeira Grande (São Miguel), Cineteatro Lagoense Francisco D’Amaral Almeida, Lagoa (São Miguel) e Quinta Alegre, Lisboa. (Última actualização: Abril 2024)

Top