Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Regina Guimarães é a escritora convidada da edição de outubro do Café Literário

Regina Guimarães é a escritora convidada da edição de outubro do Café Literário
30 Setembro 2025

A escritora Regina Guimarães é o rosto da edição de outubro do Café Literário. A iniciativa acontece na próxima sexta-feira, dia 3, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal de Paredes.

Regina Guimarães, natural do Porto, há muito se dedica à poesia, mas não só. A par dos seus poemas, a escritora tem desenvolvido trabalho nas áreas do Teatro, da Tradução, da Canção, da Dramaturgia, da Educação pela Arte, da Crítica, do Vídeo, do Argumento, da Produção e, mais recentemente, do Desenho às Escuras e do Bordado Bárbaro.

A convidada do Café Literário já foi docente na FLUP – Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e na ESAD – Escola Superior de Artes e Design. Para além de lecionar, já foi diretora da Revista de Cinema “A Grande Ilusão”, Presidente e Fundadora da Associação “Os Filhos de Lumière” e programadora do ciclo permanente “O Sabor do Cinema”, no Museu de Serralves.

Juntamente com a artista Ana Deus, criou a banda “Três Tristes Tigres” e ainda trabalhou com outras bandas, nomeadamente, “Osso Vaidoso” e os “Clã”.

Atualmente, é co-fundadora do Centro Mário Dionísio - Casa da Achada. Organiza, também, há quase duas décadas a “Leitura Furiosa Porto”, que consiste em encontros entre escritores e pessoas “zangadas” com a leitura.

Ao longo da sua carreira, tem orientado oficinas de escrita e de iniciação ao cinema em contexto muito diversos e tem realizado uma extensa obra videográfica sob a forma de «Cadernos», que já foi alvo de algumas retrospectivas. Nos últimos anos, a sua actividade como argumentista e dramaturga tem-se intensificado e alargado à área do cinema de Animação.

Na sessão do Café Literário, a escritora vai dar a conhecer o seu percurso profissional e algumas das suas obras, nomeadamente, “Antes de Mais e Depois de Tudo”.

Top