-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
newsletter
newsletter
-
videos
videos
- Município
- Atividade Municipal
- Ação Social
- Radar Social
- Rede Social
- Projetos Executados
- Habitação Social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Combate ao isolamento e integração social
- Orpheu Paredes Social - "Oficina das Artes" 2025
- Paredes Integra CLDS 5G
- Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas (PACD)
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Carta das Instalações Desportivas
- Associativismo
- Piscinas
- Eventos Desportivos
- Instalações Desportivas
- Campo de Golfe do Aqueduto
- Campo de Ténis
- Centro de Marcha e Corrida de Paredes
- Campo de Areia Paredes
- Piscinas Municipais
- Multiusos de Paredes
- Estádio das Laranjeiras
- Cidade Desportiva de Paredes
- Ginásio
- Pavilhão Multiusos Rota dos Móveis
- Pavilhões Desportivos
- Pavilhão Escola Básica e Secundária de Rebordosa
- Pavilhão Escola Secundária de Vilela
- Pavilhão Escola Secundária de Paredes
- Pavilhão Escola Secundária Daniel Faria
- Pavilhão Escola EB 2/3 de Baltar
- Pavilhão Multiusos de Astromil
- Pavilhão Escola EB 2/3 de Lordelo
- Pavilhão Bombeiros Voluntários de Rebordosa
- Pavilhão Municipal Cidade de Gandra
- Pavilhão Escola EBS de Sobreira
- Pavilhão EB 2/3 de Cristelo
- Pavilhão EB 2/3 de Paredes
- Pavilhao Municipal de Recarei
- Pavilhão Municipal de Vandoma
- Pavilhão Municipal de Vilela
- Projetos e Programas Municipais
- Formulários Desporto
- Questionário - Índice da Pratica Desportiva da População do Concelho Paredes
- Questionário – Ginásio/Academias 2024
- Questionário – Clubes e Associações Desportivas 2024
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - MEGA HIDRO NIGHT
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - #Beactive Família Ativas
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - Gestão Desportiva Sem Riscos
- Ficha de Inscrição Participante – 2025/2026
- Ficha de Inscrição Promotor Local – IPSS 2025/2026
- Ficha de Inscrição Promotor Local – Junta de Freguesia 2025/2026
- Formulário de Candidatura - Gala Desporto - Paredes 2025
- Associativismo - Questionário
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - Escola – Município – Clube: Construir Pontes para a formação de Talentos e Cidadãos
- Educação
- Rede Escolar Concelhia
- Agrupamento de Escolas Daniel Faria - Baltar
- Agrupamento de Escolas de Cristelo
- Agrupamento de Escolas de Lordelo
- Agrupamento de Escolas de Paredes
- Agrupamento de Escolas de Vilela
- Agrupamento de Escolas de Sobreira
- Escola Secundária de Paredes
- Ensino Artístico
- Ensino Profissional e Superior
- Rede Privada
- Rede Solidária (Educação Pré-Escolar)
- Rede Solidária (Creches)
- Creche Municipal
- Carta Educativa, Planos, Regulamentos e Relatórios
- Conselho Municipal de Educação
- Oferta Formativa
- Ação Social Escolar e Serviço de Apoio à Família
- Atividades de Enriquecimento Curricular
- Bolsas de Estudo
- Associações de Pais
- Paredes, Cidade Educadora
- Universidade Júnior
- Rede Escolar Concelhia
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Juventude
- Desenvolvimento Sustentável
- Fundos Comunitários
- Mobilidade e Transportes
- Centro Cultural de Paredes (CCP)
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde
- Unidade de Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- SIG - Municipal Mapas Interativos
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Projetos
- Ação Social
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
- Serviços Online
- Documentação
- Recrutamento de Pessoal
- Fale com os Serviços
- Balcão Único e Espaço do Cidadão
- Balcão da Inclusão
- Canal de denúncias
- Contactos
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Ação Social
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Juventude
- Desenvolvimento Sustentável
- Fundos Comunitários
- Mobilidade e Transportes
- Centro Cultural de Paredes (CCP)
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde
- Unidade de Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- SIG - Municipal Mapas Interativos
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Projetos
Museu da Escola
O presente projeto Comenius Régio Parcerias intitulado “Museu da Escola: uma estratégia de inclusão” pretende assumir-se como um centro sobre educação que conjuga de um modo inovador valência de museu, centro de ciências e centro de aprendizagem.
As exposições e outras atividades inerentes ao Museu da Escola serão albergadas na antiga escola com o legado de Conde de Ferreira, construída em 1886. O edifício está adaptado para abranger todo o tipo de públicos nomeadamente as pessoas com mobilidade reduzida e necessidades específicas. Está vocacionado para apresentar conteúdos sob a forma de experiências aos visitantes no domínio da perceção da escola, com objetivo integrador de promover a literacia e as competências numéricas.
Este projeto resulta de uma parceria entre a região portuguesa e espanhola sendo os seus representantes o Município de Paredes e o Município de Xátiva, respetivamente. Os parceiros que também integram esta parceria na região portuguesa são a Escola Secundária de Vilela, o Centro de Formação da Associação de Escolas de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel e a Associação Paredes pela Inclusão Social, sendo que relativamente à região espanhola acrescentam-se ainda o IES Lluis Simarro, Asssociação Innoeduca. Em Espanha o museu será albergado no edifício do antigo banco Espanhol, atual museu de Almudín. Para uma efetiva partilha de experiência entre estas regiões estão previstas mobilidades.
Os objetivos inerentes a este projeto prendem-se, sobretudo, com a possibilidade de troca de experiências, nomeadamente com Espanha, comunidade com a qual se pretende estabelecer um trabalho em rede que permita uma efetiva partilha de conhecimentos e boas práticas nas áreas referidas, com vista a uma intervenção sustentada.
O projeto visa ainda construir uma comunidade educativa conjunta que potencie o desenvolvimento de uma aprendizagem contínua, com disseminação do conhecimento e partilha de experiências para a educação ao longo da vida.
Para esse efeito serão realizadas exposições temáticas, workshops, formações para profissionais da educação entre outras atividades. O projeto tem uma dimensão diacrónica, uma vez que uma das atividades previstas: o encerramento de mensagens de alunos e famílias, que se encontram a frequentar no ano letivo de 2012/2013 o 4.º ano de escolaridade do Centro Escolar de Vilela só serão descerradas passados 5 anos, em 2018, quando estes alunos estiverem a terminar o 9.º ano. Esta atividade será da responsabilidade da Associação Paredes pela Inclusão Social.
Outra atividade que perdura para além do fim da candidatura é a exposição itinerante: “Memória da Escola: 100 anos de Ensinamentos” que apôs o fim do projeto percorrerá numa primeira fase os Centros Escolares do Concelho de Paredes e posteriormente ficará disponível para outras itinerâncias.
Este projeto é financiado por Lifelong Learning Programme da Comissão Europeia teve início 1 de agosto de 2012 e terminou em julho de 2014.